26 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Novo sistema de inteligência de Segurança da Prefeitura de Valinhos localiza mulher com mandado de prisão em MG

Uma mulher com mandado de prisão expedido em 2015 pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais foi localizada em Valinhos por meio do novo sistema inteligente de monitoramento de veículos por câmeras, implantado pela Prefeitura de Valinhos em gestão pela Guarda Civil Municipal. Ela entrou na cidade na tarde desta terça-feira, dia 20, e, como o carro está em seu nome, foi gerado um alerta para o patrulhamento, e a equipe de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) conseguiu localizar o automóvel para averiguação trafegando na Avenida dos Esportes. Essa foi a primeira localização com êxito na detenção após a implantação do sistema dentro do COI (Centro de Operações e Inteligência) idealizado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy em Valinhos, um dos itens principais do plano de governo da gestão.

De acordo com informações da Polícia Civil, para onde a mulher foi encaminhada, contra ela tinha um mandado de prisão por embriaguez ao volante em Minas Gerais, e como ela não havia se apresentado na Justiça para prestar esclarecimentos no processo, quando foi convocada, foi expedido a ordem de prisão, constando desde então no BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão) do Conselho Nacional de Justiça. "Como as informações do banco de dados do BNMP são comunicadas online para a Plataforma Córtex, a qual sistema da Guarda Civil Municipal é interligado, gerou um alerta para a corporação fazer a averiguação. É uso de inteligência e tecnologia a favor da segurança da população", destacou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

A prefeita comentou o êxito do sistema na ação. "Com um sistema potente de identificação e alguns pontos de monitoramento já implantados pela cidade, começamos a colher resultados a favor da segurança da nossa população. Para o ano que vem, nossa meta é chegar a pelo menos 40 pontos de monitoramento, criando uma muralha digital em torno de Valinhos, e assim recuperar o tempo perdido no passado em uso de tecnologia e inteligência a favor da tranquilidade do município", comemorou Capitã Lucimara Godoy.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, na sequência, a mulher localizada e seu veículo foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, de onde ela foi encaminhada para Cadeia Pública Feminina, permanecendo à disposição da Justiça.

APRESENTAÇÃO

Na tarde desta quinta-feira, dia 22, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, com a Guarda Civil Municipal de Valinhos, fizeram uma apresentação prática do aplicativo de smartphone de monitoramento inteligente para representantes da Polícia Militar e Polícia Civil, próximo ao Shopping Valinhos, no bairro Paiquerê. O capitão da Polícia Militar, Roberto Fraisitzer e o delegado de Polícia Civil, Luis Antônio Loureiro Nista, além de agentes de ambas das corporações, participaram da operação.

Por meio de aplicativo instalado em smartphone, que faz parte do pacote do sistema de inteligência de monitoramento, é possível localizar instantaneamente veículos furtados e roubados que estão em trânsito na cidade. O dispositivo será utilizado em bloqueios viários que serão realizados pela corporação.

"O aplicativo permite que em questão de segundos veículos ou seus proprietários que estejam envolvidos em crimes sejam identificados e abordados para que os agentes façam a averiguação da situação", explicou o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio. Ele destacou ainda que um drone, recém-adquirido pela Prefeitura, fará parte das operações para acompanhar o suspeito em caso de fuga.