26 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
De forma inédita, Guarda Civil Municipal terá aula de noções básicas de libras dentro da Semana Nacional do Surdo

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Valinhos terão um aprendizado especial nesta semana, período que é celebrado a Semana Nacional do Surdo, comemorado nesta segunda-feira, dia 26. De forma inédita, por meio do guarda municipal GCM Cristiano, que tem graduação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), a corporação receberá noções básicas de comunicação dentro do EQP (Estágio de Qualificação Profissional), que está sendo realizado para aperfeiçoar os agentes em vários temas teóricos e práticos. As aulas de libras terão início nesta terça-feira, dia 27, na base da corporação.

"Estamos no mês temático Setembro Azul, um mês dedicado à conscientização sobre promoção e acessibilidade dos surdos e lembrar suas conquistas em todo Brasil. E neste sentido, a Guarda Civil Municipal está promovendo ensinamentos básicos para os agentes em como abordar motoristas surdos no trânsito, por exemplo, e assim estabelecer uma comunicação básica entre as partes. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a acessibilidade e promover uma sociedade mais justa e inclusiva para todos", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O GCM Cristiano contou como se interessou em aprender libras, e foi justamente diante do atendimento de uma ocorrência pela Guarda Civil Municipal no ano 2000. "Ingressei na corporação em 1999, e cerca de um ano depois, atendendo a um chamado no bairro Reforma Agrária, nos deparamos um homem perdido, que era surdo, não sabia escrever e não sabia onde estava, nem como foi parar ali. A comunicação foi muito difícil até descobrirmos onde ele morava e como foi parar naquele local. Foi então que tive a iniciativa de aprender libras, fazer um curso para iniciantes, o que está me ajudando muito até aqui", relembrou Cristiano.

Hoje, em grau avançado de comunicação por libras graças ao seu empenho em aprender, Cristiano colabora muito a corporação. Nas apresentações do Coral da GCM, por exemplo, ele atua junto das vozes transmitindo a musicalização para os surdos que assistem. "Para mim é muito gratificante saber que por meio do meu esforço alguém pode entender por sinais o que está sendo comunicado. E agora com esses ensinamentos básicos para meus colegas de corporação, tenho certeza de que quem será o verdadeiro beneficiado serão os surdos", disse Cristiano, que está se preparando para iniciar um curso de intérprete.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, um direito não muito conhecido, mas muito importante para a comunidade surda é o direito de obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). "O sentido mais importante para essa atividade é a visão. Então, para o guarda municipal saber se comunicar minimamente com motoristas surdos pode ser primordial para uma boa prestação de serviço a essas pessoas", salientou. O veículo conduzido por uma pessoa surda também precisa ter nos vidros traseiros e dianteiros. A medida evita que condutores surdos sejam prejudicados no trânsito por não ouvirem as sirenes, os apitos dos agentes de trânsito e até buzinas.

O comandante da GCM, Aparecido Ignácio, destacou que o Estágio de Qualificação Profissional da corporação está transmitindo importantes ensinamentos para a qualidade do trabalho diário dos agentes, e quem ganha é a população valinhense. "Quando o guarda municipal amplia seu conhecimento, ele pode oferecer um atendimento mais humanizado nas ocorrências, e isso também é uma forma de defender o cidadão. E com esse ensinamento básico de libras estamos atendendo essa meta", ressaltou.