29 SET 2022
Prefeitura comemora Mês do Idoso em outubro
O Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, fará várias atividades para o Mês do Idoso, quando se comemora no dia 1º de outubro o Dia Internacional e Nacional do Idoso. Na programação, a abertura oficial do evento será no dia 7, com culto ecumênico, concerto e atividade física, na sede do CCI, com encerramento previsto para dia 27 com um grande baile.

“Será um mês muito gostoso, porque as atividades promovidas pelo Centro do Idoso são sempre boas, alegres, um momento pra se guardar”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Para ela, a 3ª Idade deve ser muito bem comemorada, com uma programação que dure o mês inteiro. “Espero que todos possam comparecer em todas as atividades. Não percam”, convidou a prefeita.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, será um mês com muitas surpresas. “A abertura oficial está marcada para dia 7, às 13h30, com uma solenidade”, iniciou o secretário.

Data
O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. A mensagem deste dia é passar mais carinho, cuidado, respeito e atenção a essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela própria família.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento, ou com 65 anos ou mais em países desenvolvidos.

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, chamada de Estatuto do Idoso.

Programação:
Mês do Idoso