04 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos mantém inscrições para ingresso nas escolas da rede municipal até o próximo dia 14

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, informa que manterá até o dia 14 deste mês de outubro, as inscrições para o acesso de alunos que ainda não integram a rede municipal de ensino da cidade. Nesta fase estão sendo cadastrados crianças, jovens e adultos que se encontrem fora da escola pública, para posterior efetivação da matrícula, em qualquer ano do Ensino Fundamental, em escola municipal, inclusive na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). As inscrições abrangem o Infantil I (para crianças nascidas entre 01/04/2018 até 31/03/2019); o Infantil II (para crianças nascidas entre 01/04/2017 até 31/03/2018); e 1º ano (para crianças nascidas entre 01/04/2016 até 31/03/2017).

"Temos trabalhado, sempre, para ampliar as vagas na Educação, de forma a alcançar a demanda que temos na cidade. É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos prazos das matrículas e, quaisquer dúvidas, procure uma unidade de Educação mais próxima à sua casa. Quanto as vagas de creches, também temos tido mais do que um olhar especial, mas sim um foco total na geração de novas vagas, com 3 unidades novas, num total de 380 novas vagas, sendo duas unidades já entregues e uma terceira em obras, sempre buscando ampliar, cada vez mais, o número de vagas para atender a demanda da nossa cidade", afirmou a prefeita Capitã Lucimara, que ainda ressaltou os importantes investimentos que têm sido feitos na Educação da cidade, incluindo novos projetos pedagógicos e a integração entre Educação e Inovação, com investimentos em tecnologia, incluindo telas interativas, projetores inteligentes e internet com fibra ótica nas unidades educacionais.

Para a realização da inscrição, o pai ou responsável legal deverá comparecer na unidade escolar mais próxima de sua residência. Os documentos necessários para a realização da inscrição nas respectivas unidades escolares pretendidas são os seguintes: certidão de nascimento ou R.G. para os alunos que já o possuem; cópia da carteira de vacinação do candidato e/ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação, nos termos da Lei Estadual n° 17.252/2020 e Lei Municipal n° 5.792/2019; RG ou outro documento com foto do responsável que conste o número do RG; CPF do responsável; comprovante de guarda ou de tutela, quando for o caso; comprovante de residência atualizado no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade.

A secretaria de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, informa também que os pais (ou responsável legal) deverão comparecer na unidade escolar que realizaram a inscrição para terem acesso ao resultado. Os alunos que atualmente sejam da rede particular de ensino e queiram ingressar na rede municipal, em qualquer série, também podem ser inscritos até o dia 14 de outubro.

“Após o término do período de inscrição os pais, ou responsável legal, que tiverem o interesse em matricular o aluno da rede particular na rede municipal deverá procurar a escola mais próxima de sua residência em janeiro de 2023 para solicitar a vaga ou a transferência”, destaca a secretária. Caso o aluno esteja matriculado na rede pública do Estado ou de outro município, este deve aguardar até janeiro de 2023 para solicitar a transferência, procurando a escola mais próxima de sua residência. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Educação pelos telefones 3871-2324 ou 3871-3299.

Efetivação da matrícula

Pela programação, a Secretaria de Educação irá, a partir do dia 29 de novembro, divulgar os resultados dos estudantes cadastrados nas fases de definição e inscrição aos responsáveis, informando a escola onde foi disponibilizada a vaga para 2023, sendo que as matrículas poderão ser feitas até o dia 9 de dezembro. A efetivação da matrícula é de competência do responsável legal pelo aluno ou pelo próprio aluno, em caso de maioridade, e deve ser realizada mediante o comparecimento à escola.

Os documentos para a matrícula são os seguintes com a apresentação de original e cópia: certidão de nascimento; cédula de identidade, RG; carteira de vacinação do candidato e/ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação, nos termos da Lei Estadual n° 17.252/2020 e Lei Municipal n° 5.792/2019; cartão do SUS; cartão Auxílio Brasil, do aluno se for o caso; cédula de Identidade, RG, ou outro documento com foto do responsável legal que conste o número do RG; cadastro de Pessoa Física, CPF; comprovante de guarda ou de tutela, quando for o caso; comprovante de residência atualizado no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade; histórico escolar e/ou declaração de matrícula/transferência da escola de origem do demandante de vaga, no caso de transferência.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos