A Prefeitura de Valinhos, com a coordenação da Secretaria de Educação e apoio da Secretaria de Tecnologia e Qualidade, está em ritmo acelerado na instalação dos novos projetores smart nas 50 escolas da rede municipal de ensino, sendo CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil) e EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica). Do 130 equipamentos adquiridos pela administração da prefeita Capitã Lucimara, 99 já estão instalados e a previsão é que todos os professores e coordenadores pedagógicos iniciem, a partir do próximo dia 10, a formação para que saibam utilizar o equipamento nas atividades com os alunos. Os investimentos em equipamentos digitais em benefício da Educação em Valinhos integram as ações dos programas municipais Valinhos Educação Inovadora e Valinhos Mais Conectada, que juntos somam recursos de mais R$ 10 milhões. A formação é realizada de forma presencial no Horário de Atividade Coletiva (HAC), conforme cronograma, previamente planejado com os coordenadores pedagógicos, sem prejuízo ao conteúdo programático dos alunos.
Os projetores ‘inteligentes’, como são chamados, possuem wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção. A CEMEI Alberto Juliano Serra, no Jardim Maracanã, é uma das unidades que receberam o projetor, com a instalação nesta terça-feira (4) do equipamento em uma de suas salas para as atividades pedagógicas. Já a EMEB Dirce Antonio, no Parque Cocais, deu início nos últimos dias a algumas atividades junto aos alunos do Ensino Fundamental I com o uso do novo projetor. Além da formação para uso dos projetores, os professores e coordenadores passaram, entre os meses de agosto e setembro, pela formação para aprender a utilizar as lousas digitais, também recém-compradas pela Prefeitura dentro do mesmo investimento em novas tecnologias.
Para a prefeita Capitã Lucimara Godoy, além das lousas digitais, a utilização dos novos projetores vai permitir que os professores apresentem conteúdos de forma mais dinâmica e criativa, aproximando-se do cotidiano dos alunos que já vivem na era digital e têm facilidade em compreender a linguagem instantânea. A prefeita também explica que a formação contínua dos educadores, em todas as necessidades pedagógicas, tem sido prioridade de seu governo.
“Os investimentos em equipamentos digitais, assim como em novos projetos pedagógicos e na formação continuada dos educadores integram o programa Valinhos Educação Inovadora que, como o próprio nome sugere, busca desenvolver e aplicar um projeto inovador, que garanta cada vez mais qualidade ao ensino da rede municipal, integrando a importância do uso da tecnologia a todos os demais ganhos na Educação. E a formação tecnológica, que em breve segue para a etapa do uso dos projetores, visa instruir os professores, que já possuem ampla capacidade acadêmica, sobre os ganhos e facilidades que os novos equipamentos permitem no processo pedagógico nos tempos atuais”, explica a prefeita que ainda destaca a implantação de internet com fibra ótica, ultrarrápida, em todas as unidades educacionais.
Já a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, destaca que, entre as vantagens que as novas tecnologias irão trazer para a Educação Municipal, os conteúdos digitais trabalhados pelos professores passam a ser interligados aos novos projetos pedagógicos implantados desde o início do ano, com foco no raciocínio, criticidade e qualidade na formação dos alunos.
“Acreditamos que os equipamentos digitais irão contribuir inclusive para a continuidade do processo de recuperação do conteúdo prejudicado pela pandemia da Covid-19. Por isso procuramos investir na tecnologia digital e também em outros setores tão quanto importantes, como as novas salas de recursos para a Educação Especial, compra de materiais paradidáticos, entre diversas outras ações que estimulam áreas científicas, a leitura, o raciocínio, a criticidade dos nossos alunos e um aprender mais envolvente e abrangente”, explica a secretária.
Além das lousas digitais interativas e projetores inteligentes, foram adquiridos também 1247 desktops e 733 notebooks, sendo 692 exclusivos para a Educação para uso dos educadores nas atividades pedagógicas. Estes equipamentos fazem parte do pacote de investimentos da Prefeitura na área de Tecnologia para Educação e demais secretarias municipais.