09 NOV 2022
SAÚDE
Entenda os riscos da poliomielite e como evitar que a doença volte a circular em Valinhos

A poliomielite, muito conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, paralisar os membros e, até mesmo, levar a óbito. A única forma de prevenção é a vacinação. Por isso, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, reforça que o imunizante continua sendo aplicado em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, direcionado para crianças menores de 5 anos, e alerta para a baixa cobertura vacinal na cidade, o que pode acarretar na reintrodução do vírus, eliminado do país há quase 30 anos.

“Realmente, só a vacinação pode prevenir a doença, não há outra maneira. Por isso, reforçamos sempre a importância de os pais levarem as crianças aos postos de saúde, que ficam abertos durante toda a semana. A poliomielite pode deixar sequelas para a vida toda, protejam seus filhos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Por ser causada por um vírus que vive no intestino, a doença pode ser transmitida através do contato direto com fezes ou contaminação da água e de alimentos por fezes, além de secreções eliminadas na tosse, espirro e fala.

Os sintomas podem variar bastante, mas os mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite. Já os sintomas para pacientes que contraem a forma paralítica são mais graves, como instalação inesperada de deficiência motora, febre, assimetria na musculatura dos membros, flacidez muscular e diminuição ou perda de reflexos na área paralisada.

Cobertura vacinal

O surgimento dos imunizantes, das campanhas e das vacinações de rotina fez com que doenças como a poliomielite, sarampo e febre amarela, que eram extremamente letais, fossem eliminadas ou erradicadas no país. A baixa adesão a vacinação pode aumentar o risco de ocorrência de doenças que estavam erradicadas, como é o caso do sarampo, que foi reintroduzido no Brasil em 2018, devido a pessoas não vacinadas.

Em Valinhos, a campanha contra a pólio atingiu 51,8% do seu público-alvo, que são crianças menores de 5 anos, número considerado baixo, levando em consideração que a meta inicial era 95%. No total, foram aplicadas 3.003 doses da vacina.

“Quando temos cobertura baixa das vacinas em crianças menores de cinco anos, corremos o risco de ter surtos de doenças preveníveis pela vacinação. Não podemos deixar que doenças que podem ser evitadas voltem a circular novamente. Nós temos uma aliada muito poderosa para nos proteger: a vacina”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

A vacinação contra a poliomielite ocorre em todas as UBSs de Valinhos, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00, de segunda a sexta-feira.

Local: Valinhos