16 NOV 2022
MOBILIDADE URBANA
SERVIÇOS PÚBLICOS
Ampliação da Avenida Duílio Beltramini vai se tornar realidade em Valinhos
Via é acesso a diversas indústrias na região do Chácaras São Bento; empresários da cidade pleiteavam a medida há quase 30 anos
Mais conhecida como a ‘Rua das Indústrias’, a Avenida Duílio Beltramini finalmente poderá ser ampliada. A notícia foi dada pela prefeita Capitã Lucimara em reunião com empresários e vereadores municipais, realizada na Prefeitura de Valinhos, em 11 de novembro, e que também contou com a presença especial de Ely Beltramini, que foi fundamental para a solução de mobilidade urbana.

“A senhora Ely vai ficar na história de Valinhos, por seu gesto nobre e sua enorme sensibilidade em entender a importância que a ampliação dessa avenida tem para os empresários de nossa cidade. Somos muito gratos pela doação da área para que a Prefeitura possa fazer a ampliação da avenida e resolver, finalmente, esse grande problema de mobilidade”, enalteceu a prefeita.

Com a ampliação da avenida, a Prefeitura de Valinhos vai conseguir melhorar o fluxo de veículos leves e pesados em uma das regiões com a maior concentração de empresas e indústrias do Município. “A prefeita está de parabéns por pensar no crescimento comercial e industrial da cidade, porque a ampliação da avenida era um pedido muito antigo dos empresários da região e que demonstra a boa vontade dos envolvidos em encontrar meios de finalmente solucionar a questão”, falou o presidente da Associação dos Empresários de Valinhos (AEVAL), Rafael Cossiello, que também participou do encontro.

Na reunião a prefeita também agradeceu a colaboração dos vereadores, dando a palavra aos membros do legislativo presentes na reunião, Edinho Garcia, Gabriel Bueno, Thiago Samasso, Toloi e Tunico, que destacaram o empenho do executivo e o apoio da Casa de Leis em colaborar para a melhoria da mobilidade da cidade.

Todos ainda reconheceram o nobre gesto de Ely Beltramini, elogiando a família pela doação da área. Ainda estiveram na reunião os secretários das pastas de Governo, Crislanio Lopes da Silva; Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho; e de Serviços Públicos, Mário Ivo Mengon; representantes da Comás e outros membros da AEVAL.

Ações

Para que a proposta de ampliação da Duílio Beltramini pudesse se tornar realidade, o Executivo trabalhou com afinco à realização e contou com o apoio do Legislativo. A área, que era de posse da Autoban, não poderia sofrer intervenção, uma vez que havia a obrigatoriedade de se manter uma área de 15 metros ao lado da rodovia.

Contudo, em 2021, uma lei federal passou a autorizar a diminuir essa posse e, sabendo disso, a Prefeitura de Valinhos logo se movimentou para encaminhar à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 105/2021 que permitiria a redução dessa área de 15 para 5 metros, que acabou por se tornar a Lei Ordinária nº 6188/2021.
Com posse da área voltando à senhora Ely Beltramini, proprietária original, e sabendo da situação e das melhorias à mobilidade, Ely decidiu pela doação do espaço, para que a Prefeitura fizesse a ampliação da avenida.

Próximos passos

A proposta para duplicação já está pronta e, agora, com a assinatura da escritura de doação, a Prefeitura de Valinhos seguirá com os trabalhos necessários e que incluem o estudo da tubulação da Comgás, que passa pelo local e que precisará ser remanejada.

Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Departamento de Comunicação