17 NOV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Defesa Civil de Valinhos se prepara para Operação Chuvas de Verão
Sistemática de ações passam a valer a partir de dezembro de 2022 e seguirão até março de 2023
A equipe de Defesa Civil de Valinhos - vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - está se preparando para a Operação Chuvas de Verão 2022/2023. A ação acontece em todo o Estado de São Paulo e o órgão deve lançar no começo de dezembro a campanha de conscientização para as pessoas terem alguns cuidados no período de chuvas, que se inicia em dezembro deste ano e vai até março de 2023.

Uma das ações, que deu certo durante a Operação Estiagem e será utilizada neste final de ano, é a campanha com utilização de carro de som nos bairros para transmitir mensagens de posturas positivas, para que as pessoas evitem jogar lixo na rua e para que preservem limpa a área de viela sanitária.

“Valinhos tem alguns pontos de alagamentos conhecidos e que estamos cuidando para mitigar problemas. Realizamos, por exemplo, o cadastramento de galerias de águas pluviais e detecção de tubulações como forma de mapear esses dispositivos, realizar as manutenções necessárias e evitar alagamentos. Contudo, é importante que a população faça sua parte e é essa conscientização que a Defesa Civil vai realizar nos bairros”, explicou a prefeita Capitã Lucimara.

Em outubro, agentes da Defesa Civil de Valinhos participaram de oficinas preparatórias para a Operação Chuvas de Verão 2022/2023, que a Escola de Defesa Civil do Governo do Estado preparou. Durante as oficinas os agentes municipais GCMs Verdó, Alberto e Bastos receberam intenso treinamento prático divididos em dois dias para lidar com ocorrências de chuvas e orientar a população.

De acordo com o diretor de Defesa Civil de Valinhos, Marcos De Paula, as aulas contaram com instrução técnica do Corpo de Bombeiros sobre Montagem de Gabinete de Crise, da Polícia Ambiental sobre as ocorrências relativas ao período, informações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde sobre doenças infecciosas relacionadas ao verão, a Climatempo discorreu sobre condições meteorológicas e a Defesa Civil do Estado apresentou o tema montagem de abrigos provisórios. No final os participantes fizeram uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o objetivo de capacitar os agentes a identificarem sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco, a partir de conceitos geológicos e ambientais.

Apesar dos cuidados com as consequências das chuvas serem voltados para todos os bairros, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, disse que alguns receberão ação mais ostensiva como Pinheirinho (ao longo da margem da linha férrea), Parque Portugal, Country Clube e região da Avenida Invernada. “Recentemente o IPT [Instituto de Pesquisas Tecnológicas] apontou algumas regiões mais sensíveis que vamos trabalhar para manter seus moradores mais seguros neste período de chuvas”, destacou o secretário.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, ao qual a Defesa Civil está subordinada, destacou que o papel da corporação será fundamental na Operação Chuvas de Verão 2022/2023, visto que os guardas municipais praticamente são a linha de frente no atendimento de emergências. “Junto com a Defesa Civil estamos preparando o contingente para atuar nesta estação crítica, principalmente por ser um período de eventos e confraternizações, e para Valinhos mais ainda porque teremos a volta da Festa do Figo depois de dois anos”, disse.
Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Departamento de Comunicação