21 NOV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Valinhos participa do evento “16 Dias de Ativismo” contra violência de gênero na sede do Ministério Público em São Paulo
Cidade esteve representada pela subcomandante da GCM e por subinspetora da corporação
Valinhos marcou presença no evento “Os 16 Dias de Ativismo no Ministério Público – Mobilização pelo Direito de Viver sem Violência de Gênero”, que aconteceu no último dia 18, sexta-feira, na sede do Ministério Público em São Paulo (MPSP). Na realização a cidade esteve representada pela subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos, Sandra Magalhães. A subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, acompanhou a subcomandante.

A realização reuniu nomes e temas de destaque no ativismo nacional. As manifestações tiveram início no domingo, dia 20, para marcar a necessidade de combater a opressão de gênero, raça e classe social incidente sobre as mulheres negras brasileiras. “Queremos cada vez mais difundir o respeito à pluralidade na nossa sociedade e acredito ser importante a Guarda Civil Municipal participar de ações com essa temática”, destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Para a subcomandante da GCM, Sandra Magalhães, participar do evento de ativismo é também uma forma de se combater as várias formas de violência contra as mulheres e o respeito à vida humana, pois insere na corporação o contexto de se respeitar a diversidade no mundo. “Recentemente dentro do Estágio de Qualificação Profissional [EQP] abordamos temas como combate à homofobia, que é um assunto que passa desapercebido nas corporações, porém [e de muita importância na atuação diária do guarda municipal”, disse.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, destacou que a corporação está se preparando para a formação de novos guardas municipais aprovados no concurso público de 2019 e que, certamente, temas como Lei Maria da Penha, combate à violência contra mulher e homofobia estarão em sala de aula. “Nossa meta, como a prefeita Capitã Lucimara já tem feito, é continuar investindo em equipamentos, armas e viaturas, porém também é qualificar o efetivo da guarda para usar tudo isso tendo como base o respeito ao cidadão e à sociedade”, salientou.

O comandante da GCM, Aparecido Ignácio, reforçou a ideia e disse que a corporação trabalha dia a dia para introduzir o tema do respeito à diversidade entre os guardas municipais.

Encontro

Os 16 Dias de Ativismo constituem uma mobilização mundial realizada com o objetivo de sensibilizar a sociedade, promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo, instando e incentivando o Poder Público a realizar ações de enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher e ao respeito aos direitos humanos.

De acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo, o evento foi resultado da união entre outros Ministérios Públicos, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos (CDEMP), com o apoio da Associação Paulista do Ministério Público, reunindo nomes e temas de destaque do ativismo nacional.

Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Departamento de Comunicação