22 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos realizará, pelo 2º ano consecutivo, a avaliação do SARESP

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, os alunos da rede municipal de ensino de Valinhos realizarão a avaliação do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Este será o segundo ano consecutivo que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, envolverá a participarão dos alunos, e nesta edição ampliando a avaliação com estudantes dos 2º, 5º e 9º anos, além de algumas salas do 3º ano (por amostragem) do Ensino Fundamental.

O SARESP é uma avaliação desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo, com atuação da Fundação VUNESP (Vestibular da Universidade Estadual Paulista), produzindo um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Para a prefeita Capitã Lucimara é necessário que a rede municipal de ensino de Valinhos participe da avaliação. “Com a realização do SARESP, espera-se ter dados concretos sobre as aprendizagens dos alunos, possibilitando um plano de ações para aqueles que estiverem em defasagem. Tal análise será possível, pois a avaliação do SARESP foi realizada em 2021 e novamente será realizada este ano, permitindo a comparação de resultados”, fala a prefeita.

De acordo com a Secretaria de Educação, no próximo dia 30 os alunos realizarão as provas de Língua Portuguesa e Matemática. Já no dia 1º de dezembro será o dia da prova de Ciências da Natureza e questionário econômico. Os pais também têm ação no SARESP. “Eles deverão preencher o questionário socioeconômico que será enviado dia 30 e deve ser devolvido dia 1º de dezembro. Além disso, alguns pais podem ser convidados para acompanhar a aplicação das provas”, destaca a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Média superior

Após um período de 13 anos, Valinhos voltou a obter em 2021 uma avaliação do ensino público municipal por meio dos resultados do sistema, quando a rede apresentou média superior em todas as áreas avaliadas, na comparação com os municípios da rede estadual, da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e Diretoria de Ensino (Campinas Oeste), sendo avaliados estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.

“Os resultados do SARESP servem de base, apoio no acompanhamento do trabalho pedagógico e para fornecer subsídios aos projetos e ações de recuperação e aprofundamento das escolas. Além da média geral do município, é possível a análise do percentual de alunos que estão abaixo do nível básico, nível básico, nível adequado e nível avançado”, explica o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e EJA (Educação de Jovens e Adultos), Lucas Scarone Silva.

Considerando as características socioeconômicas das comunidades em que as unidades escolares estão inseridas, as escolas também são divididas em rurais e urbanas, possibilitando uma análise ampliada da aprendizagem no município de Valinhos. “Os dados podem ser comparados com a média dos municípios do estado, com a média dos municípios da região metropolitana de Campinas e com a média dos municípios que compõem a diretoria de ensino na qual Valinhos faz parte”, informa ainda o coordenador.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos