02 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos recebe quase 300 inscrições para a rede municipal de ensino
Foto Noticia Principal Grande
Educação Infantil : Alunos da EMEB Prefeito Vicente José Marchiori, no Bom Retiro.

Listas com os nomes dos contemplados já estão fixadas nas unidades onde os cadastros foram feitos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, informa que o resultado das inscrições para as vagas na rede municipal de ensino no próximo ano letivo já pode ser conferido nas unidades onde os interessados se cadastraram. As matrículas devem ser feitas até o próximo dia 9. Ao todo, foram inscritas 231 crianças na Educação Infantil e 68 no Ensino Fundamental.

As inscrições foram realizadas somente para o acesso de alunos que ainda não integram a rede municipal. Nesta fase foram cadastrados crianças, jovens e adultos que se encontram fora da escola pública, em qualquer modalidade, inclusive para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As inscrições também abrangeram o Infantil I (para crianças nascidas entre 01/04/2018 até 31/03/2019); o Infantil II (para crianças nascidas entre 01/04/2017 até 31/03/2018); e 1º ano (para crianças nascidas entre 01/04/2016 até 31/03/2017).

“Durante o período de inscrição os interessados receberam orientações sobre como procederem em relação ao processo de matrícula. Para saber se a vaga foi disponibilizada na escola escolhida, é preciso comparecer diretamente na unidade onde foi feita a inscrição e conferira listagem com os nomes dos contemplados. As matrículas poderão ser feitas até o dia 9 de dezembro na própria unidade escolar”, reforça a secretária Caludinéia Vendemiatti Serafim.

Ao término do período de inscrição, os pais ou responsável legal que tiverem o interesse em matricular o aluno da rede particular na rede municipal deverá procurar a escola mais próxima de sua residência em janeiro de 2023 para solicitar a vaga ou a transferência. Caso o aluno esteja matriculado na rede pública do Estado ou de outro município, a orientação é aguardar até janeiro de 2023 para solicitar a transferência, procurando a escola mais próxima de sua residência. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Educação pelos telefones 3871-2324 ou 3871-3299.

Efetivação da matrícula

As matrículas poderão ser feitas até o dia 9 de dezembro e a sua efetivação é de competência do responsável legal pelo aluno ou pelo próprio aluno, em caso de maioridade, e deve ser realizada mediante o comparecimento à escola.

Os documentos são os seguintes (com a apresentação de original e cópia): certidão de nascimento; cédula de identidade, RG; carteira de vacinação do candidato e/ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação, nos termos da Lei Estadual n° 17.252/2020 e Lei Municipal n° 5.792/2019; cartão do SUS; cartão Auxílio Brasil, do aluno se for o caso; cédula de Identidade, RG, ou outro documento com foto do responsável legal que conste o número do RG; cadastro de Pessoa Física, CPF; comprovante de guarda ou de tutela, quando for o caso; comprovante de residência atualizado no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade; histórico escolar e/ou declaração de matrícula/transferência da escola de origem do demandante de vaga, no caso de transferência.

Férias

Os alunos das escolas da rede municipal de ensino de Valinhos, incluindo CEMEI, EMEB e EJA, entram em férias a partir do próximo dia 20 até dia 3 de fevereiro. O retorno às aulas está previsto para 6 de fevereiro.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos