06 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Valinhos conclui ano letivo com mais de 1.700 alunos atendidos no projeto de reforço de educação
Educadores durante seminário que tratou sobre o Projeto Reforço Escolar

Secretaria Municipal de Educação desenvolveu diversas frentes para a recuperação dos conteúdos prejudicados no período mais crítico da pandemia

A Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, desenvolveu durante todo o ano letivo de 2022 várias ações para a recuperação dos conteúdos prejudicados no período mais crítico da pandemia, quando as aulas foram realizadas pelo sistema remoto. O projeto de Reforço Escolar atende tanto a legislação nacional pela Lei de Diretrizes Básicas (9394/96) quanto municipal, ao disponibilizar ao educando tempo para estudos de recuperação de aprendizagens.

“O Projeto Reforço Escolar é uma ferramenta de inserção social que oportuniza a recuperação de aprendizagem, priorizando ações qualitativas na educação, com foco no letramento em leitura e escrita e letramento matemático”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

“Neste ano, foram atendidos cerca de 1.700 alunos do ensino fundamental e da EJA no contraturno escolar através de atividades diferenciadas que resgatam a autoestima do estudante e possibilitam o desenvolvimento de habilidades que se encontram em defasagem”, diz a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Ana Angélica Júlio, são realizadas formações periódicas e a revisão constante das diretrizes, por meio da análise dos relatórios enviados pelas escolas.

“Promovemos formações periódicas e constantemente revisamos as diretrizes, por meio da análise dos relatórios enviados pelas escolas. Em 2023, o projeto permitirá uma análise de dados mais detalhada, o que proporcionará reflexões mais profundas sobre as reais necessidades dos alunos e a aplicação de práticas efetivas para o desenvolvimento integral dos estudantes”, avalia a diretora.

Outra importante ação foi a inclusão da rede municipal de ensino de Valinhos em programa de esfera federal, instituído pela Portaria nº 280 de 19 de fevereiro de 2020 do Ministério da Educação (MEC), que destina recursos financeiros para despesas de custeio.

“Aderimos ao programa federal promovendo processo seletivo simplificado para seleção e constituição do banco de Assistentes de Alfabetização. Ele está sendo desenvolvido em 15 escolas da rede municipal de Valinhos, atendendo 23 turmas de 1ºs anos (361 alunos) e 23 turmas de 2ºs anos (513 alunos). Também buscamos a ampliação do projeto com adesão de mais 2 escolas da zona rural, com 2 turmas de 1ºs anos (41 alunos) e 02 turmas de 2ºs anos (30 alunos)”, conta Ana Angélica.

Outras novidades implantadas pela Secretaria de Educação foram os jogos de raciocínio lógico da Mind Lab e Majog, o projeto Leitura em Minha Casa e as salas de Recursos em vários polos para o atendimento, no contraturno escolar, a alunos com necessidades especiais de aprendizado. Além disso, os alunos passaram a receber os conteúdos por meios digitais a partir da compra pela Prefeitura de lousas digitais, projetores smart e de notebooks para o uso dos professores sala de aula.

Seminário

Recentemente, a Secretaria de Educação realizou um seminário com 68 professores e coordenadores do Ensino Fundamental, nos anos iniciais e finais (do 2º ao 9º anos), em Língua Portuguesa e Matemática, e que desenvolveram o Projeto de Reforço Escolar nas unidades educacionais para o compartilhamento de práticas exitosas em Reforço Escolar.

Também no decorrer deste ano, foram realizados grupos de estudos em Matemática e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental com o objetivo de contribuir na formação dos professores do 1ºs aos 5ºs anos, no planejamento de suas aulas em Língua Portuguesa e Matemática pensando nas novas propostas didáticas.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos