13 DEZ 2022
Alunos dos 1ºs anos da rede municipal de Valinhos participam da Festa do Livro
Foto Noticia Principal Grande
Alunos durante a 1ª Festa do Livro juntamente com as educadoras Renata Alves (vestida de Emília), Silvia Matellli (ao centro) e Silvana Ramos (com o violão).
Projetos de estímulo à leitura integram Programa Municipal Valinhos Educação Inovadora

Com o objetivo de introduzir o hábito de leitura desde cedo na vida dos alunos da rede municipal de ensino de Valinhos, a Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Educação, promove a 1ª Festa do Livro entre os alunos de Educação Infantil do primeiro ano. O projeto, inédito na rede pública da cidade e chamado de ‘Meu Primeiro Livro’, está sendo sucesso entre as crianças que participam de um dia com diversas atividades voltadas à leitura, como contação de histórias, e ainda recebem dois novos livros infantis com os títulos ‘De passinho em passinho’, de Otávio Júnior, e a ‘A Pescaria do Curumim e outros poemas indígenas’, de Tiago Hakiy.

“Os projetos de estímulo à leitura têm sido prioridade na gestão pedagógica desenvolvida pela Secretaria de Educação que, a exemplo do ‘Meu primeiro livro’, introduziu neste ano letivo de 2022 o ‘Leitura em Minha Casa’, pelo qual os alunos dos vários ciclos receberam um kit contendo 8 livros para trabalhos em sala de aula e também pra levar pra casa onde podem ler os exemplares com seus familiares”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

Em outubro, um outro projeto foi introduzido para complementar o aprendizado das crianças da Educação Infantil da rede municipal de ensino, a Coleção Educacional “Baú Turma da Mônica”, contemplando a Educação Infantil com 55 coleções, atendendo 3.700 alunos de 30 unidades escolares, sendo 10 creches e 20 EMEB’s.

“Esses novos projetos integram o Programa Municipal Valinhos Educação Inovadora, criado na gestão da Prefeita Capitã Lucimara que traz uma série de investimentos humanos, pedagógicos e tecnológicos para a excelência da qualidade do ensino municipal de Valinhos”, relata a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Para os educadores, que comemoram com os alunos o projeto ‘Meu primeiro livro’, a iniciativa é positiva no desenvolvimento das crianças. “O momento da leitura é muito importante na fase de alfabetização. Através deste as crianças se imaginam na história, percebem a função da escrita, ganham repertório para se tornarem, quem sabe, futuros escritores. Sempre tentamos fazer deste momento da leitura, um momento especial e hoje foi pra lá de especial”, diz a professora Silvia Matelli, da EMEB Dirce Antonio, no Parque dos Cocais.

“Com a ideia da professora Silvana, montamos uma cabana bem aconchegante e os convidamos para ouvir e participar de uma história. Falamos sobre o grande escritor Monteiro Lobato, lembramos dos personagens criados pelo mesmo e olha que legal, tivemos a presença da boneca Emília. Tivemos também um momento de música e cantoria. Ao final, encerramos com a entrega do primeiro livro e tivemos a certeza de que demos as crianças a oportunidade de gostarem da leitura e agora poderem compartilhar com os pais a mesma, já que estão familiarizados com a escrita e leitura convencional”, conta a professora Renata Alves, também da EMEB Dirce Antônio.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos