19 JAN 2023
MOBILIDADE URBANA
Amarelo piscante alerta motoristas sobre novos semáforos em Valinhos

Equipamentos ficarão piscando intermitentemente durante uma semana antes de entrarem em operação total

Desde a última quarta-feira (18), os semáforos instalados nos cruzamentos das avenidas Joaquim Alves Corrêa e Independência e da Avenida Onze de Agosto com a Rua Barão de Mauá, ambos na região central, estão com a luz amarela piscando intermitentemente. O objetivo é alertar os motoristas sobre a nova sinalização. A previsão é que até a próxima semana os equipamentos entrem em operação. Esta é mais uma ação da Prefeitura de Valinhos, que por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana está revitalizando a sinalização viária de toda a cidade.

“Estamos dando continuidade ao projeto que visa mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Já avançamos muito desde o início e, em breve, nosso objetivo de restaurar a sinalização de toda Valinhos será alcançado”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Os semáforos foram instalados em meados de dezembro como condição exigida das empresas que empreenderam na cidade. Devido às fortes e frequentes chuvas, a sinalização de solo no entorno dos locais teve que ser adiada.

“Nesta semana, as linhas de retenção e faixas de pedestres foram pintadas e agora podemos iniciar o processo de ligação. O amarelo piscante serve para que os motoristas se acostumem com os novos semáforos”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

Projeto

Com objetivo de tornar o trânsito mais seguro e avançar na organização viária de Valinhos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou em outubro de 2022 um projeto de revitalização da sinalização da cidade. Os semáforos dos principais cruzamentos foram revitalizados com a troca das lâmpadas dos focos convencionais por lâmpadas de LED, cabos de energia, manutenção dos braços projetados e demais componentes. As lâmpadas de LED melhoram a visualização para motoristas e pedestres, o que aumenta a segurança no trânsito e otimiza a mobilidade da cidade. Além disso, elas duram mais e gastam menos energia.

Além dos cruzamentos das avenidas Joaquim Alves Correa e Independência e da Avenida Onze de Agosto com a Rua Barão de Mauá, foram trocados os semáforos da Rodovia dos Andradas, avenidas Joaquim Alves Corrêa e Independência. Dos cruzamentos da Rua Treze de Maio com a Rua Dr. Cândido Ferreira e na saída 1 de pedestres do Terminal Rodoviário, da Avenida dos Esportes, em frente a loja Nelson Calçados e na saída do portão 3 que dá acesso ao Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC). Também da Avenida Dom Nery com as ruas Francisco Glicério, Sílvio Concon, General Osório e Paulo Setúbal, da Rua Quinze de Novembro com as ruas Treze de Maio, Campos Salles e Carlos Manarini e da Rua Onze de Agosto com a Avenida Rigesa e Rua Barão de Mauá.

O projeto envolve também sinalização vertical e horizontal. Em três meses a sinalização de seis bairros já foi restaurada, totalizando 55 ruas, avenidas e corredores, além de reserva de vagas e sinalização sonora para pessoas com deficiência e mais de 400 placas de logradouros na área central.

Local: Valinhos