02 FEV 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Valinhos conclui entrega de armas não letais à Guarda Municipal
Além do investimento recorde em segurança, cidade ganhou reforço no combate à criminalidade com pistolas elétricas e sprays de pimenta

A Prefeitura de Valinhos concluiu nesta quarta-feira (1º) a entrega das armas não letais à Guarda Civil Municipal (GCM). Com o envio do último lote, a corporação passa a contar com 24 armas elétricas incapacitantes e 60 sprays de pimenta, além de coldres e capacetes balísticos.

“Esse investimento também era um compromisso do nosso plano de governo que estamos cumprindo. São dispositivos que permitem ao guarda o uso gradual da força durante determinadas operações de detenção de suspeitos, com imobilização e preservação da vida”, explicou a prefeita.

O equipamento emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares, queda e incapacitação temporária do indivíduo, viabilizando a detenção mais rápida e eficiente.

O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, também enfatizou a importância da iniciativa. “O criminoso em fuga tem quase certeza de que o agente não vai atirar nele com uma arma de fogo, porém a situação muda quando se vê diante de uma arma de choque paralisante, cujo efeito ninguém quer sentir”, observa.

Além das pistolas elétricas incapacitantes, as equipes portam também os sprays de gás de pimenta. “Eles podem ser lançados a alguns metros dos suspeitos, sem oferecer risco de morte, e tornam a ação policial altamente eficiente”, pontuou o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio.

Inspetores e subinspetores da GCM passaram por treinamentos para o uso de armas não letais e já utilizam esses equipamentos em patrulhamentos pela cidade desde a entrega do primeiro lote em 2022.

INVESTIMENTO RECORDE

O orçamento da Segurança Pública em Valinhos será de R$ 21,658 milhões em 2023. É o maior investimento que a cidade já recebeu nesta área. No último dia 12, o Centro de Operações e Inteligência, dentro da sede da GCM, foi inaugurado. No local foi montada toda a estrutura necessária, com tecnologia de ponta, para aplicação das ferramentas de segurança pública e para o uso dos sistemas de inteligência artificial com integração entre todas as forças policiais. “Nossa cidade já conta com câmeras de monitoramento nas suas entradas e saídas, além de pontos estratégicos. A meta esse ano é chegar ainda em quase mil câmeras em prédios públicos, além de fazer a integração com equipamentos de monitoramento de shoppings, centros comunitários, supermercados e condomínios”, enfatiza a prefeita.
Local: Valinhos