07 FEV 2023
EDUCAÇÃO
Com 51 anos de magistério, professora de Valinhos se emociona durante aula inaugural de Leandro Karnal
O palestrante Karnal em registro com o público em Valinhos.

No outro extremo, jovem com 15 dias de profissão na rede municipal comentou sobre a expectativa de assumir sua primeira turma de alunos

Mais de 620 educadores da rede municipal participaram ontem (6) de uma aula inaugural do início do ano letivo 2023 promovida pela Prefeitura de Valinhos com um mestre especial: o historiador, professor, escritor e palestrante Leandro Karnal. Fora da sala de aula, os professores, coordenadores, vice-diretores e diretores receberam ensinamentos na primeira atividade de formação pedagógica deste ano que inspirou o público, em especial duas educadoras, a diretora de uma EMEB (Escola Municipal de Educação Básica), com 51 anos na rede municipal, e outra recém-chegada, há 15 dias, como professora de CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil).

Quando o palestrante perguntou à plateia quem tinha mais e menos tempo de profissão, as duas educadoras foram surpreendidas e presenteadas com um exemplar do livro ‘Viver, a que se destina?’, que Karnal escreveu com Mario Sergio Cortella, ambos considerados uns dos maiores pensadores contemporâneos no Brasil.

“A gente não esperava. Ele foi nos perguntando: quem aqui tem mais de 25 anos? E eu fui levantando minha mão, depois perguntou quem tinha mais de 30, mais de 40, mais de 45, e eu levantando a mão, até que ele me perguntou quantos anos no total eu tinha de profissão e eu respondi 51 anos só de rede municipal. Além de eu ficar feliz de ser contemplada com o livro, fiquei emocionada por estar ali também representando todos os meus colegas de profissão”, relembra a diretora de Educação Infantil, Rose Arlete Giardelli. Aos 70 anos, ela diz que está criando coragem, com o coração apertado, para pedir a aposentadoria e deixar as crianças da EMEB Prefeito Vicente José Marchiori. “Adorei a palestra e aprendi muito com os ensinamentos sobre a necessidade de nos adaptarmos à evolução da educação num novo contexto da realidade”, acrescenta.

Já Luana de Campos Ferreira ingressou há 15 dias na rede municipal, na CEMEI Martinho Calzavara. Ela é formada em pedagogia há 14 anos, sendo esta a primeira turma que assumiu como professora. Conta que foram duas alegrias nos últimos dias. “Primeiro porque fiquei muito feliz em ser chamada no concurso para trabalhar como professora na Prefeitura de Valinhos e ser muito bem recebida, e agora por ter sido homenageada pelo Karnal com o livro. Foi uma palestra muito boa, pois ele nos mostrou que nunca devemos ficar parados no tempo, devemos usar a tecnologia a nosso favor e dos alunos também, estar sempre inovando e presente na vida deles. Foi um momento muito valioso para todos nós educadores”, contou.

Além dos educadores também participaram do evento a prefeita Capitã Lucimara Godoy, secretários municipais e os vereadores Thiago Samasso, Simone Beline e o Professor Marcelo Yoshida. A prefeita destacou que a palestra voltada aos educadores foi uma forma de reconhecimento do trabalho que desempenham e de valorização de tudo o que enfrentaram e superaram desde a pandemia da Covid-19, que tanto impactou no ensino.

“Essa noite foi de muito aprendizado. Refletimos sobre o futuro, que cabe a nós construir. Tenho orgulho de ser prefeita de uma cidade que investe em tecnologia, em escolas, em materiais, que inova e que renova a educação, tentando acompanhar tantas mudanças cada vez mais velozes pelas quais o mundo passa. Mas tenho mais orgulho ainda de saber que temos profissionais como vocês, que dedicam o tempo, a alma, a vida a esta missão tão nobre e estão aqui hoje para se aprofundarem na formação”, falou a prefeita.

A anfitriã da noite, a secretária municipal de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, destacou a importância do investimento na preparação dos professores de Valinhos. “Iniciamos um novo ano letivo recebendo 11.700 alunos em nossas unidades, onde foram acolhidos com todo carinho e atenção por vocês, educadores. E nesta noite preparamos esse evento com muito carinho para que vocês se sintam acolhidos e recebidos para mais um ano de trabalho. A palestra com esse renomado professor e filósofo está sendo oferecida a vocês e, sem dúvida, será um marco para todos nós. Agradeço também a prefeita por toda atenção e investimento na Educação do nosso município”, pontuou.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos