Município já definiu os bairros e 22 mil pessoas serão beneficiadas; próximo passo é o credenciamento dos agentes comunitários
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu o aval do Estado para dar continuidade ao processo de implantação do Programa Estratégia Saúde da Família (PSF) no município e agora aguarda a aprovação do Governo Federal. Ainda, no dia 25 de janeiro o Conselho Municipal de Saúde aprovou o projeto de implantação do programa nos bairros São Marcos e Parque Portugal. A estimativa é que cerca de 22 mil usuários sejam atendidos.
A definição dos bairros se deu por meio de estudo de demarcação de áreas. A concentração de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os critérios técnicos embasaram a decisão de contemplar os bairros São Marcos (onde será possível atender as microrregiões dos bairros São Luiz, Roncaglia, Samambaia, Santa Gertrudes, Bosque dos Eucaliptos e Santa Maria) e Parque Portugal.
“O objetivo da implantação do Programa Saúde da Família em Valinhos é ampliar o serviço de saúde básica na cidade. Essa é uma das principais metas do nosso plano de governo. As equipes serão responsáveis pelo atendimento regionalizado, acompanhando de perto cada família daquela comunidade, tendo inclusive papel na política de prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida da população”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
No São Marcos, serão quatro equipes, cada uma com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários atendendo esta região. No Parque Portugal, uma equipe com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e oito agentes fará o atendimento.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Cosentini, explica que, além de formalizar junto à Secretaria Estadual de Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) o funcionamento do programa em na cidade, a Prefeitura de Valinhos já solicitou o credenciamento das equipes de agentes comunitários. “A expectativa é que nas próximas semanas Valinhos já receba uma resposta positiva e avance na implantação”, afirma.
Próximas etapas
Agora, o próximo passo é o credenciamento de cinco equipes com 32 agentes comunitários. Uma empresa será contratada para realizar o processo seletivo simplificado desses profissionais.
Até o final de fevereiro será feita uma reunião para decidir todos os critérios e processos necessários para a abertura da seleção. Em breve todas as informações serão divulgadas.