14 FEV 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura inicia a execução de aceiros na Barragem João Antunes dos Santos
Ações em desenvolvimento visam proteger entorno da área contra incêndios
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou na segunda-feira, dia 13, a execução de aceiros na Barragem João Antunes dos Santos, que tem acesso a partir da Rodovia Edenor João Tasca, na região do bairro Caixa D’Água, em Vinhedo.

A ação em terreno da Municipalidade consiste na preparação do espaço, a partir da abertura de faixas sem vegetação, com o objetivo de impedir o avanço de chamas em caso de focos de fogo. Em outubro de 2020, cerca de 3 milhões de m² na região da barragem foram consumidos por um incêndio.

Os aceiros têm sido abertos de forma estratégica, uma vez que a Barragem João Antunes dos Santos é muito extensa em área e vegetação. A atividade preventiva tem sido realizada após planejamento feito pela Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, em parceria com o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e a Secretaria de Serviços Públicos.

A organização das ações começou no segundo semestre de 2022, quando a Defesa Civil e servidores do Departamento de Operação, do DAEV, percorreram a área vegetal da barragem e traçaram alguns pontos que poderiam ser alvos de aceiros preventivos e abertos para evitar o início ou propagação do fogo.

História

Há 49 anos a Barragem João Antunes dos Santos, que está na bacia do Córrego Bom Jardim, foi adquirida pela Municipalidade e alimenta a Estação de Tratamento de Água (ETA) I pela antiga adutora da Rocinha, que abastecia Campinas e que foi comprada por Valinhos em 1974.

Construída no fim do século XIX por engenheiros ingleses, o sistema – também conhecido como aqueduto – enviava a água até Campinas por gravidade, sem auxílio de bombas. Iniciada em 1876 e concluída em 1891 pelo engenheiro Robert Normaton, a obra foi idealizada por Dom Pedro II para abastecer Campinas no século XIX. Atualmente, essa barragem é responsável por 9,3% da água distribuída em Valinhos.

Fonte: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Autor: Seção de Imprensa e Relações Públicas