14 FEV 2023
Índice de faltas de pacientes na rede municipal chega a quase 35%

Para evitar prejuízo para quem está a espera de consultas e exames, Prefeitura intensificará medidas para evitar absenteísmo

Dados divulgados nesta terça-feira (10) pela Secretaria da Saúde de Valinhos mostram que em 2022 o índice de absenteísmo chegou a quase 35% em relação aos exames realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O índice acaba prejudicando os pacientes que aguardam atendimento.

“Precisamos alertar a população que faltar às consultas e exames agendados prejudica não somente a rotina dos profissionais que trabalham nas unidades de saúde, mas também, principalmente, os pacientes que aguardam por atendimento. No ano passado, mais de um terço dos agendamentos para exames foram desperdiçados devido às faltas, isso é muito preocupante”, afirmou o secretário Marcelo Consentini.

Os dados revelam que dos 34.166 pacientes agendados para exames nas UBS’s em 2022, 11.864 faltaram, o que representa 34,72%. Em relação às consultas, dos 87.722 pacientes agendados, 19.750 não compareceram, 22,51% de ausência.

Já nos Centros de Especialidades (CEV), das 51.460 consultas marcadas, 6.820 não foram realizadas devido a falta dos pacientes, ou seja, 13,25%. O balanço ainda mostra que as especialidades com mais índices de faltas são nutrologia com 26,36%, seguida de cirurgia pediátrica com 23,77% e otorrinolaringologia com 19,23%.

O diretor das Unidades Básicas de Saúde de Valinhos, Silvio Romero, explica que na maioria das vezes o motivo das faltas é o esquecimento ou, ainda, o fato de o paciente achar que não precisa mais de acompanhamento, porque recebeu atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Mesmo que os agendamentos sejam muito dinâmicos, ao faltar em uma consulta, a pessoa está tirando a chance de outro paciente que precisa deste mesmo atendimento. Por isso, é muito importante que avise com antecedência a UBS ou o CEV que não poderá comparecer, para que possamos remanejar este agendamento para o próximo paciente da fila”, explicou o secretário da Saúde.

Segundo ele, a Prefeitura intensificará as medidas para evitar o grande número de ausência. “Vamos ligar com alguns dias de antecedência para confirmar a consulta ou o exame marcado. É importante que os munícipes mantenham sempre os dados para contato atualizados no cadastro da rede municipal de saúde”, explicou.

Para atualizar o cadastro, o munícipe pode comparecer à UBS de sua referência.

Local: Valinhos