17 FEV 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Civil Municipal de Valinhos forma 4ª turma do curso de defesa pessoal para mulheres

Ação faz parte do Projeto Guardiã Maria da Penha criado pela Prefeitura para empoderamento feminino e contra violência doméstica

A Prefeitura Municipal de Valinhos por meio da Secretaria de Serviços Públicos, no projeto Guardiã Maria da Penha, realizou na última quarta-feira (15) a formatura da 4ª turma do curso de noções básicas de defesa pessoal para mulheres. A capacitação integra o projeto ‘Guardiã Maria da Penha’, criado pela Prefeitura de Valinhos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e promover o empoderamento do público feminino.

Nas aulas de defesa pessoal, as mulheres aprenderam técnicas de evasão de situações de risco iminente de violência, como escapar de esganaduras, empurrões e agressões. Ao todo, nas quatro turmas já finalizadas, mais de 100 mulheres receberam, gratuitamente, noções básicas de defesa pessoal e certificados de conclusão do curso.

Além do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, participaram da formatura o diretor de Departamento de Coordenação Operacional GCM Aparecido Ignácio, comandante GCM Sandra Magalhães, subcomandante Bruno L. Medeiros  a coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, a subinspetora Rose, além do instrutor GCM Leandro. Também participaram da formatura Mathias representando a vereadora Simone Belline, Larissa e Pedro representando o vereador Marcelo Yoshida, o vereador Thiago Samasso e o diretor do Departamento de Planejamento e Administração, Willian Barbanera.

Ainda na formatura, cerca de 20 participantes receberam o certificado do curso.

As aulas são promovidas na sede da GCM às quartas-feiras. O curso tem duração de 8 semanas com o propósito de difundir a cultura de respeito mútuo entre as pessoas.

Denuncie

Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados à Guarda Civil Municipal (telefone 153) ou nos outros canais de denúncia existente como o 190 (Polícia Militar), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 181 (Disque Denúncia).

Além das aulas de defesa pessoal, por meio do projeto a GCM atendeu e acompanhou, até agora, 56 mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça.