28 FEV 2023
Valinhos reduz 70% da fila de espera por vaga em creche

Com contratações de mais profissionais da Educação e funcionamento pleno de duas novas unidades, número de crianças na fila diminuiu de 650 para 200

A Prefeitura de Valinhos iniciou o ano letivo com redução de 70% na fila de espera por vaga em centros municipais de educação intantil. No ano passado, 650 crianças de até três anos aguardavam matrícula. Agora são 200.

Segundo a prefeita capitã Lucimara Godoy, a queda é fruto de várias ações, entre elas a contratação de mais servidores por meio da Secretaria de Educação e o funcionamento pleno de duas novas unidades. “Em 2022, entregamos duas novas creches, a do bairro São Luiz e do Jardim Nova Palmares, que agora passaram a funcionar com capacidade máxima”, explica.

Apesar da redução da fila, que era um problema histórico e antigo do município, a prefeita afirma que a meta é zerar o deficit. Para isso, outras ações estão sendo realizadas. Uma delas foi o envio do Projeto de Lei (221/2022) à Câmara Municipal que autoriza o município de Valinhos a firmar convênio com entidades filantrópicas, ONG’s e escolas particulares de educação infantil, objetivando o aumento de oferta de vagas, com a concessão de "Bolsas Creche" às crianças que não obtenham vagas na rede municipal de ensino.

“O objetivo não é eximir o poder público de ampliar sua rede própria, mas de favorecer a solução do problema da demanda em um intervalo de tempo menor, em paralelo a outras providências que estamos tomando para que nenhuma criança fique fora da creche”, explica.

Uma delas é a reforma e ampliação do prédio da antiga Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Emely Tófolo Machado, no Capuava. Segundo a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, o local será transformado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) e 80 vagas serão criadas.

OBRAS
As obras no prédio avançaram nas últimas semanas. Mesmo com o recorde de chuvas em janeiro em Valinhos, as reformas de adaptação e ampliação do prédio promovidas pela Prefeitura com a coordenação da Secretaria de Educação, já chegam a 76%.

O projeto prevê adequações às normas sanitárias, adequação das salas para atendimento de alunos de maternal 1 e 2, construção de sanitários para a faixa etária a ser atendida, adequação para acessibilidade e novo layout para secretaria, diretoria e sala de professores, com a inclusão do antigo centro comunitário à futura CEMEI.

Nos últimos dias, a empresa contratada para os serviços atua em várias frentes com a instalação das divisórias e pias em pedras dos banheiros, de todas as esquadrias metálicas, retirada dos mourões e alambrados para a substituição por gradil e reforma completa da sala dos professores. Numa próxima fase das obras está prevista pintura interna e externa completa da escola, colocação das bancadas, instalação de para-raios e limpeza geral. A expectativa é que as obras sejam entregues em maio.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos