29 MAR 2023
Inscrições para Polo da Univesp em Valinhos terminam nesta 5ª feira (30)

São oferecidas 120 vagas para diversos cursos de bacharelado e licenciatura

O polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo em Valinhos, que é mantido pela prefeitura por meio da Secretária de Educação, encerra as inscrições para o vestibular de 2023 nesta quinta-feira (30), às 23h59. São oferecidas 120 vagas distribuídas nos 9 cursos disponíveis: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Ciência de Dados, Bacharelado em Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Letras - Habilitação em Língua Portuguesa , Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Tecnologia em Processos Gerenciais.

As inscrições devem ser feitas através do site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 51,75. As provas (objetiva e redação) serão aplicadas no dia 28 de maio, às 13h e os locais para a realização das provas serão divulgados no dia 19/05. O gabarito oficial será divulgado no dia 29/05, no site do vestibular e o início das aulas está previsto para o final de julho de 2023. Todo o processo de inscrição, provas e divulgação dos locais de prova são realizadas pela Vunesp (Vestibular da Universidade Estadual Paulista). Também vale ressaltar que os candidatos devem informar, na hora da inscrição, o polo com a melhor localização e facilidade de acesso para a realização das provas, escolhendo preferencialmente o polo localizado no município em que ele reside.

Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou com término previsto até o período da matrícula. Todos os candidatos devem preencher a ficha de informações para inscrição seguindo todas as etapas previstas: indicar o CPF, os dados pessoais e responder a um relatório socioeconômico. Também será possível fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020, 2021 e 2022 para que os resultados sejam considerados na prova e integrados à nota final. O vestibular também terá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o “Fale Conosco” no site da Vunesp, www.vunesp.com.br/faleConosco e enviar sua mensagem ou entrar em contato com o “Disque Vunesp” por meio do telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 08h às 18h.

Cursos

A Univesp em Valinhos oferece 9 cursos com três eixos básicos: o Eixo de Licenciatura, que conta com os cursos de Letras, Matemática e Pedagogia; o Eixo de Computação, com os cursos de Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação; e o Eixo de Negócios e Produção, com os cursos de Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais. São oferecidas 40 vagas para cada eixo. Os alunos poderão escolher seu curso após o tempo de ciclo básico necessário de cada eixo, que pode durar entre 2 ou 3 semestres. Esse modelo discente garante mais flexibilidade para a escolha do curso e melhor entendimento da formação para os alunos, que poderão se integrar com graduandos de outras habilitações e desenvolver projetos integradores multidisciplinares.

Os cursos são totalmente gratuitos e realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) , plataforma online na qual os alunos assistem videoaulas, acessam materiais didáticos e bibliotecas digitais, desenvolvendo suas atividades acadêmicas e tirando suas dúvidas sobre o conteúdo com facilitadores. Nesse caso, os polos são espaços físicos em que os alunos contam com infraestrutura (computadores, acesso à internet, impressoras) realizando atividades como provas e discussões em grupo. O local também serve para a solicitação de serviços da secretária acadêmica e para esclarecimento de dúvidas. O polo da Univesp em Valinhos está localizado na EMEB Cecilia Meireles, no endereço R. dos Gerânios, S/N- Jd. Paraíso.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos