31 MAR 2023
Centro do Idoso adere programa de informatização para agilizar atendimento
Previsão é que o sistema tenha amplo uso, beneficiando outros equipamentos públicos

Como parte do Plano Desenvolve Valinhos, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, aderiu ao programa de informatização em seu atendimento. A última etapa de implantação do programa aconteceu nesta sexta-feira (31). A ideia é ter a tecnologia como suporte no atendimento aos usuários, tornando a prestação de serviço mais eficiente, sustentável e econômica.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura priorizou a implantação das inovações tecnológicas, com  100% dos prédios públicos com fibra ótica e internet de qualidade, além do programa Zero Papel (sistema digitalizado). “A informatização do CCI foi pensada a partir desta iniciativa da Prefeitura e se tornou uma realidade principalmente com a chegada dos novos equipamentos”, explicou o secretário de Assistência Social, Thiago Soratto.

Nesta sexta-feira (31) foi realizado o teste final do sistema de cadastramento, que começou a ser criado em novembro do ano passado. O sistema é dividido em duas partes, para a recepção e outro para o cadastramento interno, com foto do usuário. “Os cadastros foram feitos por atividade oferecida no CCI”, explicou a supervisora do Centro do Idoso, Marisa Mathias. Além dos benefícios já citados, ela lembra que os dados, convertidos em relatórios, poderão ter amplo uso.

“É possível filtrar outras informações que poderão contribuir com os trabalhos dos CRAS’s, como idoso que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), gerar relatórios sobre faixa etária, já que Valinhos é uma cidade longeva”, exemplificou a supervisora. O sistema foi desenvolvido pelo servidor público Welinton Ferreira dos Santos, que está na Prefeitura há 16 anos.