05 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Valinhos anuncia medidas de segurança e todas as escolas municipais terão guarda municipal a partir desta 5ª feira (6)

Pacote de ações a curto, médio e longo prazo já está em andamento e envolve vários órgãos municipais

A Prefeitura de Valinhos implantará diversas ações a curto, médio e longo prazo para aumentar a segurança dos alunos e profissionais da educação na cidade. A partir desta quinta-feira (6) e nos próximos cinco dias letivos todas as 48 escolas da rede municipal terão um Guarda Civil Municipal (GCM) para acompanhar a entrada e saída dos alunos, além de fazer o patrulhamento.

Essa e outras decisões foram tomadas na tarde desta quarta-feira (5) durante reunião convocada pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Toloi; do líder de governo, vereador César Rocha; e dos secretários municipais Argeu Alencar (Segurança), Claudineia Vendemiatti Serafim (Educação), Crislanio Lopes (Governo) e José Augusto Francisco Urbini (Jurídico).

“É uma resposta rápida da Prefeitura de Valinhos para ajudar a tranquilizar os pais, os alunos, os educadores e toda a sociedade diante de mais uma tragédia que vimos hoje em Blumenau”, explica a prefeita. Atualmente, a GCM já faz uma ação em quatro unidades, mas o trabalho será intensificado. Também já está em andamento o processo de implantação de câmeras de monitoramento nas instituições de ensino da rede pública de Valinhos.

REDES ESTADUAL E PRIVADA

Todos os representantes das demais escolas da cidade, tanto da rede estadual quanto particular, serão convocados para uma reunião na próxima segunda-feira (10), às 9h, na Câmara Municipal, onde serão debatidas ainda outras medidas e até mesmo elaboração de leis que possam contribuir para aumentar os mecanismos de segurança também nestas unidades.

DETECTOR DE METAL E BOTÃO DO PÂNICO

A Capitã Lucimara também acionou todo o corpo jurídico da Prefeitura para avaliar meios para céleres para a contratação de dispositivos como detectores de metais e botão do pânico nas escolas. Outra alternativa já submetida a estudo é a possibilidade de contratação de agentes de segurança aposentados para reforçar a segurança nas unidades de ensino.

Valinhos também desenvolverá ações de incentivo aos canais de denúncias e monitoramento das redes sociais, onde muitas vezes as invasões e assassinatos são fomentados e até mesmo organizados. A divulgação dos telefones 190 e 181 será intensificada. Outra medida deverá contemplar a colocação de muros e cercas elétricas nas escolas.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

A saúde mental dos alunos também foi pauta da reunião emergencial desta tarde. De imediato, o atendimento será ampliado pelos próprios psicólogos da rede municipal aos alunos, mas outras ações também já estão sendo avaliadas para serem colocadas em prática com mais assertividade.