12 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Valinhos disponibilizará botão de segurança para escolas municipais, estaduais e privadas

Ferramenta permite acionar a Guarda Civil Municipal através de aplicativo de celular

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, disponibilizou nesta quarta-feira (12) o formulário para cadastro das escolas municipais, estaduais e privadas interessadas em obter o acesso ao botão de segurança, dispositivo que permite acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) através de um aplicativo de celular em casos de riscos.

“É mais uma ação para aumentar a segurança nas escolas da nossa cidade. Vamos disponibilizar o botão de segurança também para a rede privada, pois pela Constituição não podemos fazer a segurança dentro das escolas particulares. Com o dispositivo, caso necessário, seus representantes poderão acionar a guarda de maneira extremamente rápida”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Cada escola que aderir ao sistema terá dois funcionários com acesso, pelo celular, ao dispositivo tecnológico de segurança. A ferramenta possui um botão descrito como “pedir ajuda”, que aciona o alarme de segurança da escola. Diretamente do Centro de Operações e Inteligência (COI), o agente recebe o chamado com a localização exata e os dados do solicitante para a tomada de providências. O aplicativo possibilita também ligações diretas para o 153 da GCM.

CADASTRO

Após o preenchimento do formulário, os agentes da guarda farão o cadastro dos funcionários, que deverão comparecer ao COI para baixar o aplicativo em seus aparelhos e receberam todas as orientações necessárias para o uso do sistema. “A previsão é que no início de maio uso já esteja em funcionamento”, prevê o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar.

Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas diretamente na Secretaria de Educação pelo telefone: (19) 3871-9290 ou pelo email educacao@valinhos.sp.gov.br .

Local: Valinhos