24 ABR 2023
Escola de Valinhos promove atividades de valorização do espaço escolar

Objetivo da ação junto aos alunos da EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga é contribuir para a formação de cidadãos protagonistas

Com o objetivo de promover a valorização do ambiente escolar através do diálogo, os educadores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Carlos de Carvalho Vieira Braga, no Jardim Pinheiros, tem aproximado seus alunos do ambiente escolar de maneira ainda mais acolhedora e transformadora. Nas últimas semanas, em razão do debate sobre a segurança nas instituições de ensino, a direção intensificou as rodas de conversas.

O projeto ‘Valorização do espaço escolar, união e a importância do cuidar do próximo’, reúne os estudantes do ensino fundamental no pátio, onde a direção e professores expõem as ações que vêm sendo implantadas pela escola, pela Secretaria da Educação e Prefeitura de Valinhos, buscando manter o espaço escolar seguro. “Também abrimos espaço para os alunos se expressarem e se sentirem pertencentes ao ambiente escolar, sendo ouvidos e dando uma devolutiva de imediato para que sintam confortáveis e mais seguros”, conta o diretor da EMEB, Cremilson Nascimento Madrona.

O resultado foi surpreendente. “Ficamos muito felizes ao percebermos a felicidade no rosto de cada um, dizendo que gostam muito da nossa escola. As próximas etapas serão mais rodas de conversas, filmes, músicas durante os intervalos e vamos adaptando de acordo com as necessidades e sempre levando em consideração as opiniões dos nossos alunos”, completa o diretor. Todos os alunos têm a oportunidade para falar sobre seus sentimentos, dar sugestões e fazer perguntas.

Também são colocados no papel de protagonistas e podem explanar suas preferências por determinadas redes sociais e seus conteúdos, assim como suas experiências em momentos de lazer. Com isso, a equipe pedagógica trabalha os riscos e os benefícios do uso da internet, orientando sobre fake news, perfis falsos, golpistas, jogos e desafios que colocam em risco a vida das crianças e adolescentes.

“Ações como essa, projetadas pela própria equipe da EMEB, e com o apoio da Secretaria de Educação, fortalecem o vínculo dos alunos com a escola e tornam o ambiente escolar mais acolhedor. A conscientização é o nosso principal foco e o trabalho será contínuo e transversal, lincando conteúdo com conscientização, colocando a escola em seu principal objetivo: formar cidadãos protagonistas e transformadores”, incentiva a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos