02 MAI 2023
EDUCAÇÃO
Novo episódio de podcast da rede municipal de ensino de Valinhos aborda Mulheres Protagonistas
Ação traz à sociedade o debate sobre temas que são trabalhados dentro do projeto Protagonismo e Equidade na Escola

A Prefeitura de Valinhos, sob a coordenação do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, lançou o segundo episódio do podcast ‘Protagonize!’, pelo Youtube. Dessa vez, o programa traz como convidadas a secretária da Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, e a secretária adjunta da Educação, Maria Isabel Perina, para falar sobre o tema ‘Mulher Protagonista’. O episódio está disponível no canal da Secretaria da Educação em: https://youtu.be/3bOs23Be_8M.

Durante a conversa, as convidadas falaram sobre os desafios de atuarem na gestão pública, suas trajetórias, preconceitos sofridos por serem mulheres e superações. Também foram apresentadas as conquistas individuais e as obtidas pela Secretaria da Educação até o presente, sob a gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy.

“Como não poderia faltar, conversaram sobre a importância da representatividade das mulheres na política. A participação delas foi importante em razão do tema, pois cada uma, com sua própria trajetória, é protagonista em sua respectiva área. A participação da mulher na política vem crescendo ano após ano e a secretária Claudineia representa uma parte dessas mulheres que hoje atuam na política. Esperamos com isso incentivar outras mulheres a seguir por esse caminho, pois hoje só temos apenas 30% de mulheres na política e pelo IBGE temos mais de 50% de mulheres no país”, comenta o professor Cesar Augusto Gomes, um dos produtores do podcast e coordenador de Informatização Escolar.

Cesar, que divide a apresentação dos episódios mensais com a professora de Arte da rede municipal, Gleice Severo, destaca que podcast ‘Protagonize!’ foi criado para dar publicidade ao projeto Protagonismo e Equidade na Escola, trazendo ao debate para a sociedade valinhense temas que são trabalhados na escola.

Para realizar as gravações, a equipe utiliza o estúdio da empresa pública Informática de Municípios Associados - IMA, de Campinas, e ela própria edita os vídeos, motivo pelo qual a iniciativa não traz custos para o município.
Lançado em maio de 2022, Protagonismo e Equidade na Escola tem como objetivo primeiro discutir a inclusão da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’ (fazendo cumprir a Lei Federal nº 10.639/2003 - alterada pela Lei nº 11.645/2008), no currículo oficial da rede municipal de ensino de Valinhos.

Além disso, outra ação é fazer um levantamento em todas as unidades escolares do município a fim de identificar questões que estejam afetando a aprendizagem dos estudantes, como bullying, cyberbullying e qualquer tipo de discriminação ou preconceito de ordem religiosa, de origem, de gênero, de cor da pele, social, entre outros.

“Neste momento, o projeto está recebendo as propostas para professores mediadores que vão atuar nas escolas. Já temos outros dois episódios gravados e que serão em breve lançados, com os temas Autismo e Educação Especial!”, adianta a professora Gleice.

“Com muita alegria participei do podcast Protagonize!, que foi criado para dar publicidade ao projeto Protagonismo e Equidade na Escola, da Secretaria da Educação de Valinhos, com um assunto tão importante como esse voltado às conquistas das mulheres”, ressalta a secretária Claudineia. “Foi muito importante e uma experiência incrível participar deste podcast que destacou o protagonismo das mulheres na gestão pública”, declara a secretaria adjunta da Educação, Maria Isabel.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos