11 MAI 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Projeto Peixe & Cia é sinônimo de lazer e terapia para mais de 400 idosos em Valinhos
Maria Aparecida de Gastri Veiga e o marido Miguel
Prefeitura retomou a atividade gratuita e para participar basta ter 60 anos ou mais e fazer o cadastro no Centro de Convivência

O Projeto Peixe & Cia, retomado no mês passado pela Prefeitura de Valinhos, é uma das atividades mais procuradas do Centro de Convivência do Idoso, vinculado à Secretaria de Assistência Social. Ao todo, 410 inscritos já desfrutam da pesca na Lagoa das Figueiras, de terça e quinta-feira, das 7h às 17h. Para os idosos, a pescaria é um momento de lazer e terapia, que contribui com a qualidade de vida.

Morador do Jardim Itapuã, o aposentado João Jorge Raimundo, de 68 anos, chega bem cedo à lagoa. “Adoro a pescaria. Aqui passa o tempo, distrai e muda a cabeça da gente. Eu me sinto muito bem. Aqui é uma terapia”, afirma, ao aproveitar para convidar os idosos da cidade para participar. “Hoje só pesquei lambari. Estou tentando pegar uma tilápia”, acrescentou.

Raimundo também se preocupa com a saúde e com a absorção da Vitamina D. Isso porque, fica na beira da lagoa até às 11h, período em que considera importante tomar sol para os cuidados com a saúde.

A pescaria também fortalece os vínculos entre marido e mulher. “Adoro pescar. Venho com o meu marido, o Vicente”, disse a moradora do Jardim Maria Rosa, Ana Lúcia Silvério, de 72 anos. O tempo de duração da pesca depende do dia. “Não importa se a gente não consegue pescar nenhum peixe. Aqui melhora tudo, inclusive a saúde”, detalhou ela, que pegou uma tilápia, e o esposo, um cará.

Outra participante que acompanha o marido na pesca é a moradora do Parque das Colinas, Maria Aparecida de Gastri Veiga, de 66 anos. “O Miguel [marido] e eu já pescávamos antes da pandemia. A gente sempre veio junto”, explicou.

Segundo ela, o retorno do projeto pela Prefeitura de Valinhos é muito bem-vindo. “Estar aqui é ótimo. O lugar é lindo, tranquilo e tem os bichinhos, como pato, galo e outros”, acrescentou.

Aos 80 anos, Odécio Catalani pesca sempre às terças-feiras. “Na quinta-feira eu faço parte do grupo de responsáveis pela pescaria”, explicou. Um dos truques para pescar, é usar massinha. “Até agora peguei dois lambaris. Traíra está difícil pegar”, comentou.

O projeto permite pescar até três quilos e para participar é preciso ser cadastrado no Centro de Convivência do Idoso Roque Palácio, que hoje atende mais de 1,4 mil idosos em diversas atividades e serviços gratuitos.

O endereço é Rua Campos Sales, 49, Centro. Mais informações pelo telefone (19) 3869-2013.