Além das visitas noturnas, reforço visa aumento do índice de vistorias residenciais
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, ampliará os trabalhos de combate à dengue e realizará a ‘Busca Ativa’ aos sábados, duas vezes por mês, nos bairros com mais índices de residências vazias durante as visitas feitas de segunda a sexta-feira. A ação terá início neste sábado (17), das 8h às 12h30, na Vila Santana, Jardim Santana, Jardim São Felipe e Vila Sônia.
Segundo o supervisor de campo da Vigilância em Zoonoses, Cristiano Dias Venâncio, o índice de imóveis fechados nos primeiros cinco meses de 2023 é de 45%. Das 41.599 visitas, os agentes não foram recebidos em 18.917. A visitas noturnas - realizadas às terças e quintas-feiras - resolvem mais de 70% das pendências. “Agora, com as buscas aos sábados, o objetivo é sanar a porcentagem faltante”, enfatiza.
A ‘Busca Ativa’ acontece quando um caso de dengue é confirmado em determinada região e os agentes realizam uma avaliação do local onde a pessoa mora. A equipe monitora a disseminação nas redondezas, em um raio de 500 metros, com visita em todos os imóveis. Se outro morador apresentar sintomas, é encaminhado para o exame de sorologia, além de receber as orientações. Também é realizado o ‘Bloqueio e Controle de Criadouros’, que consiste na eliminação de materiais com água parada junto com o morador, para que ele entenda na prática a importância da prevenção.
O balanço atualizado na quarta-feira (14) mostra que Valinhos registrou 168 casos positivos de dengue neste ano, sendo 130 autóctones e 38 importados, além de 2.449 descartados. O índice é 80,5% menor em relação ao ano passado, com 863 casos no mesmo período.