Trabalhos envolvem definição de diretrizes e propostas em todas as esferas de atuação e atividades em defesa dos direitos da mulher
Em seus 30 anos comemorados nesta quinta-feira (15), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Valinhos reviveu, durante cerimônia na sede do Fundo Social de Solidariedade, momentos importantes com ex-integrantes, atuais conselheiras e convidados. Com bolo de aniversário e apresentações culturais, a celebração mesclou sentimentos de nostalgia e festa.
Criado pela Lei Municipal de nº 2.597/93, o CMDM foi além da conquista da legislação, atuando de maneira ativa na busca pelos direitos das mulheres e comemorando resultados. A prefeita Capitã Lucimara Godoy destacou, emocionada, a importância do CMDM e o papel do Poder Público. “A violência contra a mulher nem sempre é visível mas, nosso papel, como poder público, é enxergar. A violação dos direitos da mulher nem sempre é fácil de explicar, e nosso papel é acolher. E é isso que esse conselho tem feito há 30 anos. É por isso que temos que lutar, contra todas as formas de violação. Abraçar e lutar ao mesmo tempo. Não é apenas assistência social, ou só segurança”, disse.
“Nossa administração enxerga a mulher em todos os aspectos de sua cidadania. Reativamos a Coordenadoria da Mulher, criamos a Patrulha Maria da Penha, a Sala Lilás. E estamos trabalhando para implementar o serviço de acolhimento da mulher vítima de violência e seus filhos menores”, acrescentou a Capitã Lucimara, ao parabenizar todas as mulheres que contribuíram na atuação do Conselho.
A presidente do CMDM, Alexsandra Parra, destacou a importância dos trabalhos. “Este conselho foi composto por várias mulheres e cada uma, a sua maneira, porém com um objetivo comum, imprimiu sua marca, deixando um legado para as gerações futuras. É preciso reforçar o objetivo desse conselho em exercício, que é promover o diálogo, a discussão e a implantação de políticas públicas viáveis e eficazes na garantia dos direitos da mulher em nosso município. O que pretendemos é unir nossas vozes e nossa força de trabalho em um só sentido”, falou a presidente.
“Quando fui nomeada para essa função, as demais conselheiras e eu fomos carinhosamente recebidas pela nossa prefeita, momento em que selamos um compromisso de defesa dos direitos da Mulher. Por isso, hoje, aqui e agora, quero registrar o meu agradecimento a nossa chefe do Executivo. Muito obrigada prefeita Lucimara por manter esse compromisso”, completou.
Também estiveram presentes o secretário de Assistência Social, Thiago Soratto; o diretor do Fundo Social, Fábio Cuono; a diretora de Cultura e membro do Conselho, Maria Buffa (representando o secretário de Cultura Ricardo do Vale); além da ex-vereadora e ex-vice-prefeita, Lais Helena Antonio dos Santos Aloise, que teve a iniciativa da criação da lei do CMDM.
SAIBA MAIS
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Valinhos é um órgão consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria de Assistência Social, cuja finalidade é formular diretrizes e propor em todos os níveis de atuação atividades que visem a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações que as atinja, bem como a sua plena integração na vida socioeconômica e político-cultural. O CMDM está localizado na sede da Casa dos Conselhos, na Rua 31 de Março, snº (Praça Anny Carolyne Bracalente), na Vila Boa Esperança. O telefone para informações é o 3859-9191.