19 JUN 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Valinhos informa que as medidas de segurança nas escolas continuam e tiveram avanços
Umas das ações anunciadas e que já está em vigor é o programa Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), grupamento especial da GCM

Em virtude da invasão de uma escola em Cambé, no Paraná, onde um estudante de 16 anos foi baleado e morto nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Valinhos informa à população que as medidas estabelecidas no Programa de Segurança nas Escolas, anunciado em abril pela prefeita capitã Lucimara Godoy, continuam em vigor e tiveram avanços nas últimas semanas.

Todas as escolas municipais já receberam as câmeras de monitoramento, sensores de presença e alarmes. Da mesma forma, todas as instituições de ensino, inclusive as particulares e as da rede estadual, já têm acesso ao botão de segurança, que permite acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) através de um aplicativo de celular. A Prefeitura promoveu treinamento e ainda levou o botão de segurança às entidades assistenciais, como Apae, Santa Casa, entre outras.

Outra medida anunciada e já em vigor é o programa Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), que conta com quatro viaturas do grupamento especial da GCM atuando nas unidades de ensino em horários estratégicos com patrulhamento preventivo e ostensivo, protegendo alunos e servidores.

A Prefeitura também realiza oficinas para pais e alunos sobre segurança digital e remanejou todo o efetivo de vigias para as escolas de Valinhos.

Nessa semana também começam as obras de manutenção corretiva nas escolas, com substituições de trincas e portas, além de consertos de alambrado onde for necessário.

“Desenvolvemos uma série de ações a curto, médio e longo prazo e continuaremos, pois nosso compromisso é de verdade. Não se trata apenas de uma resposta imediata no calor do assunto. A segurança nas escolas de Valinhos é uma pauta duradoura, séria e que deve ser tratada sem palanques”, reforça a prefeita Capitã Lucimara Godoy.