29 JUN 2023
FUNDO SOCIAL
Alunas do curso de customização de roupas oferecido pela Prefeitura aprendem a inovar e gerar renda
Alunas do curso de customização de vestuários no último dia de aula.
Em parceria com o Fundo Social, formação do Senac leva técnicas artesanais e ampliação do repertório de moda

Ampliar os próprios horizontes com a possibilidade de transformação de peças do vestuário por meio de técnicas artesanais, mantendo uma linguagem de moda, e ainda gerar renda. Foi com este objetivo que 10 mulheres, alunas de um novo curso de customização do Senac oferecido pela Prefeitura de Valinhos, receberam novos conhecimentos na área.

Por meio de parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, elas aprenderam vários conteúdos ligados com base nas tendências e ampliação do repertório de moda, com busca de soluções harmoniosas, originais, criativas e diferenciadas.

Segundo Fábio Cuono, diretor do Fundo, as alunas ainda tiveram a oportunidade de conhecer diferentes matérias-primas e seus empregos, noções de finanças e marketing para se diferenciarem no empreendedorismo com inovação e criatividade.

“Estou muito orgulhosa de todas vocês. Muitas chegaram aqui sem nenhum conhecimento sobre costura. Aprenderam sobre estilos e combinação de cores, técnicas de pintura em tecido, acabaram fazendo bordados a mão, inclusive aplicação de pedrarias nas peças. Também tiveram noções de empreendedorismo, como montar o próprio negócio, criar a própria marca de customização, e ainda estão saindo com mais autoestima”, parabenizou a professora Ana Cristina de Castro Ramalho.

A jornalista Alexandra Langoni Dias, que nunca tinha participado de cursos no Fundo Social, disse que a experiência foi gratificante. “Tinha zero experiência em costura e como sempre gostei dessa parte de escolher vestuários, combinar as peças conforme os momentos do dia. Me inscrevi rapidinho assim que soube do curso pelo Instagran. Caiu como uma luva. Chuva de ideias para tirar dali um projeto, aprendemos a refazer as peças, dar um brilho e uma nova característica a elas, reutilizar as roupas transformando-as em novas peças. Ninguém saiu igual de quando chegou aqui, todas crescemos”, disse.

Érika Lolle, estudante universitária em administração, também disse que aproveitou ao máximo. “Costurar sempre foi meu hobby. Costuro desde criança e gosto muito de artes. Fazendo este curso gratuito, pela primeira vez aqui pelo Fundo Social, estou aproveitando para aprender um pouco mais sobre novas técnicas de customização, além de interagir com outras alunas e desenvolver o empreendedorismo, gerando mais renda. Já vendo peças que eu mesmo costuro e neste curso busquei aperfeiçoar com novas técnicas”, falou.

Ana Rita Cavalieri, contadora aposentada foi outra aluna que foi surpreendida pela capacitação. “Achei incrível, a começar pela professora que fez também toda a diferença, além da estrutura que é muito boa, tudo muito organizado pelo Fundo Social e o Senac. Gosto demais dessa área, tenho um ateliê em casa, sempre trabalhei com coisas manuais. Como agora tenho mais tempo depois de me aposentar encontrei nesse curso uma oportunidade de aprender mais na costura. Foi uma delícia também por conhecer gente nova”, destacou.

A empregada doméstica Silvana Eugênio de Souza Oliveira disse que todo o curso foi bem proveitoso. “Já tinha participado de vários cursos pelo Fundo Social, mas voltados para a gastronomia. Foi uma grande oportunidade de fazer mais este, aprender coisas novas. E se aparecer a oportunidade de fazer peças customizadas para vender será também muito bom”.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos