29 JUN 2023
Através de imagens de câmeras, suspeitos de sequestro relâmpago são presos

Dois indivíduos que supostamente praticaram crimes em Valinhos foram localizados em Campinas e reconhecidos pelas vítimas

A Polícia Civil de Valinhos prendeu nesta quinta-feira (29), em Campinas, dois indivíduos suspeitos de praticar sequestros relâmpagos na região dos bairros Macuco e Reforma Agrária. A ação só teve êxito devido ao cruzamento das imagens captadas por meio de câmeras de segurança com sistemas de monitoramento que permitem a identificação das placas de veículos.

“A partir de imagens de câmeras particulares, a Guarda Civil Municipal de Valinhos e a Polícia Civil atuaram de maneira conjunta, compartilhando informações que viabilizaram as investigações e a localização desses dois homens presos hoje e já foram reconhecidos pelas vítimas”, explica o secretário de Segurança Pública de Valinhos, Argeu Alencar da Silva.

Um dos homens foi preso no Icaraí e outro no Jardim Planalto de Viracopos, e os dois são do Campo Belo.

Recentemente também através das imagens implantadas pela Prefeitura de Valinhos, adolescentes que vandalizam a sala de uma escola foram localizados. Da mesma forma, em maio, o sistema utilizado pela GCM no Centro de Operações e Inteligência (COI) foi decisivo para a prisão do autor de vários furtos na Rua Vital Brasil, na Vila Embaré. Em março, também por meio do monitoramento, a GCM localizou em Valinhos um homem procurado pela Justiça há dez anos por homicídio cometido em Pernambuco.

“Esses resultados refletem o trabalho e intenso e o investimento na segurança pública de Valinhos, onde neste ano o efetivo da GCM aumentou 30%, o COI foi implantado e o número de câmeras ampliado, alcançando mais locais estratégicos”, completa o secretário.

Com nota 10, Valinhos lidera o ranking de Segurança no Estado de São Paulo no estudo “Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte”, realizado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC). A cidade atingiu a nota máxima no trabalho desenvolvido por professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) com foco nos municípios com mais de 100 mil habitantes.