05 JUL 2023
Prefeitura prepara a implantação da “Vizinhança Solidária” em condomínios

Programa também está inserido no aperfeiçoamento das estratégias de segurança iniciadas nesta gestão

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, recebeu nesta terça-feira (4) representantes da Valicom, empresa responsável pela administração de mais de 40 condomínios do município. A reunião teve como objetivo preparar a criação de núcleos do Programa Vizinhança Solidária nos condomínios da cidade.

Nos próximos dias, a Prefeitura disponibilizará um cadastro para que todos os condomínios realizem a inscrição para participar da reunião inaugural de implantação, apresentação detalhada do projeto.

“O programa já existe e agora, por meio de um trabalho integrado entre as polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal, em parceria com a comunidade, iremos focar nos condomínios, onde deverá ter um representante que receberá capacitação e terá um canal direto com as forças de segurança”, explica o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar.

Segundo ele, o novo programa está dentro dos trabalhos de aperfeiçoamento das estratégias de segurança iniciadas nesta gestão. “Já tivemos o aumento do efetivo da GCM em 30%, a expansão da muralha digital, a implantação do COI, a ampliação no Projeto Câmera Amiga e o próximo passo será a consagração do Programa Vizinhança Solidaria, conforme o Plano Estratégico de Governo da prefeita Capitã Lucimara”, completou.

Estiveram presentes na reunião o Capitão da Polícia Militar, Fábio Azevedo; o PM Fernando Gasparini; o Diretor de Operações da GCM, Aparecido Ignácio; o Diretor de Administração e Planejamento, Willian Barbenera; o GCM Inspetor Robson Cleber; e os representantes da Valicom - advogado condominial Marco Aurélio, o gerente condominial Daniel Rodrigues e Sidnei Capovilla. Os presentes também conheceram as instalações e o funcionamento do sistema de segurança do Centro de Operações e Inteligência (COI), inaugurado em janeiro deste ano.