26 JUL 2023
GABINETE DA PREFEITA
Alunos de Medicina da PUC atuarão em Valinhos
Capitã Lucimara assinou convênio de estágio nas áreas de pediatria e ginecologia para a UPA, UBS’s e Upinha

A prefeita Capitã Lucimara Godoy assinou nesta quarta-feira (26) um convênio de estágio não remunerado com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Cerca de 360 alunos dos 4º, 5º e 6º anos do curso de Medicina poderão atuar nas áreas de pediatria e ginecologia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico (Upinha) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

“A PUC é uma das melhores faculdades de medicina do país. É praticamente a definição de excelência. Esse convênio nos deixa muito satisfeitos não só por poder oferecer aos futuros médicos a oportunidade do estágio obrigatório, mas também em poder contar com o trabalho de estudantes desse nível”, afirmou a prefeita.

O reitor da instituição, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, falou sobre a oportunidade de desenvolver a área médica em Valinhos. “É muito importante para nós podermos contribuir no sentido de manter e ampliar a qualidade do serviço nas diversas áreas da saúde da cidade, além de auxiliar na formação dos alunos, possibilitando essa inserção na prática. Agradeço a prefeita pela oportunidade”, comentou.

Segundo o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira, a pasta já está estruturando as salas e a previsão de início das atividades dos alunos é até o final de agosto. Os estágios serão realizados conforme a demanda da cidade e os atendimentos dos estudantes serão feitos com a supervisão de um responsável.

“Vai ser uma experiência muito enriquecedora colocar em prática tudo o que a gente estudou e ter essa relação entre médico e paciente. É uma oportunidade muito boa pra gente”, disse Vinicius Castilho Stefano, de 23 anos, que está no 7º período do curso.

A estudante do 8º período, Giovanna Nicizima Christiano, de 25 anos, também se animou com a novidade. “Poder estagiar em outras cidades, em especial uma cidade como Valinhos, é sempre uma oportunidade de expandir nossos conhecimentos para além da universidade”, pontuou.

O Termo de Compromisso terá validade de 12 meses e não gerará custo para a administração, como preconiza a Lei Municipal 6.465/2023, que autoriza a administração pública direta e autárquica a celebrar convênio com instituições de ensino superior para a realização de estágios curriculares obrigatórios não remunerados.

Local: Valinhos