Nesta terça-feira (6) o ministro do Esporte, André Fufuca, visitou a cidade de Valinhos. A ação faz parte do projeto “Ministério Itinerante”, na qual o titular da pasta visita atividades e projetos subsidiados ou apoiados pelo ministério. Na cidade, o ministro foi recebido em audiência no gabinete pelo prefeito Franklin, conheceu dois projetos já em andamento e se inteirou dos detalhes de uma iniciativa importante que está em fase final de planejamento na APAE.
Natação para pessoas com deficiência
A agenda começou às 9h, com a visita do ministro ao Centro Aquático do Jardim Paraíso, onde acontece um dos núcleos do projeto “Nadando com Daniel Dias”. Idealizada pelo atleta multicampeão paralímpico, a ação conta com apoio estrutural da Secretaria de Esportes e Lazer e oferece aulas de natação duas vezes por semana para 100 crianças e jovens com deficiência na cidade de Valinhos – 50 são atendidas no Jardim Paraíso e outras 50 na piscina do Parque Municipal. O ministro teve a oportunidade de interagir com alguns alunos e ouvir dos pais os comentários sobre os benefícios da atividade.
Audiência com o prefeito: projeto do PAC para o esporte
Na sequência, o ministro, acompanhado do deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), veio até a Prefeitura e foi recebido em audiência no gabinete pelo prefeito Franklin. Na audiência, o prefeito destacou as políticas públicas em andamento na cidade e valorizou as ações que estão em andamento na cidade por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O secretário de Esportes e Lazer, Renato Florêncio, o titular da pasta de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, o Chefe de Gabinete, Emílio Ramalho, e o Secretário de Governo, Rodrigo Ribeiro (Big), também participaram da reunião.
Foi apresentado ao ministro o protocolo para a implantação de uma mini arena com quadra de basquete 3x3, pista de caminhada, arquibancada e playground, dentro das obras previstas no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. O ministro se comprometeu a acompanhar e viabilizar a demanda do município. “Diante das limitações financeiras enfrentadas pelo município, entendemos que buscar investimentos externos é fundamental para garantir o avanço de Valinhos. Temos trabalhado com seriedade, planejamento e responsabilidade para elaborar projetos sólidos, que atendam às reais necessidades da população e nos ajudem a promover melhor qualidade de vida para o nosso povo. Por meio de muito trabalho junto aos governos Estadual e Federal, queremos viabilizar obras e ações que, com recursos próprios, seriam inviáveis. É assim, com dedicação, competência técnica e compromisso com a cidade, que vamos promover todas as mudanças que a nossa cidade precisa”, afirmou o prefeito.
Novo ginásio na APAE: projeto que ganha forma
André Fufuca visitou as instalações da APAE de Valinhos. A instituição, que desenvolve atividades nas áreas de educação, saúde e assistência social, tem dois professores de Educação Física no quadro funcional. Por isso, na reunião com o ministro, foi pactuada a possibilidade de um estudo para que a entidade se torne um dos núcleos de reabilitação com atividade esportiva – fruto de um projeto de cooperação entre o Ministério da Saúde e o Ministério do Esporte.
O ministro também tomou conhecimento do projeto da construção de um ginásio multifuncional e 100% adaptado para pessoas com deficiência. A edificação está projetada para o próprio terreno da APAE e tem capacidade para 350 pessoas, inclusive com espaço exclusivo para cadeirantes. O ginásio, quando finalizado, servirá tanto para atividades poliesportivas quanto para eventos culturais. A diretoria da APAE apresentou o projeto e o ministro assumiu o compromisso de avaliar a documentação para credenciar a iniciativa junto à Lei de Incentivo ao Esporte, de modo que se possa realizar a captação dos recursos necessários – a estimativa é de um custo R$ 3,5 milhões.
Yoga da ACESA
Encerrando a passagem pela cidade, o ministro visitou uma aula de Yoga mantida pela ACESA, também por meio da Lei de Incentivo. A atividade vem acontecendo na Faculdade Anhanguera – Unidade Valinhos enquanto a sede da entidade passa por reformas. “O que vi em Valinhos é um sonho. A cidade tem pouco mais de 120 mil habitantes e, pelo menos, quatro projetos em andamento. Essa é força da lei de incentivo: oferece política de qualidade, gratuita, com a força das comunidades locais”, concluiu o ministro.