A Casa da Agricultura Francisco Fabiano foi palco, no último sábado (2), do 1º grande evento dedicado aos produtores rurais da cidade. Durante a cerimônia, eles receberam troféus pela classificação no concurso de frutas realizado na 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba, além de menções honrosas. Todas as autoridades presentes destacaram a relevância do trabalho do produtor rural, ressaltando sua atividade como essencial para a vida, especialmente por sua ligação direta com a alimentação.
Além de troféus e menções honrosas, pela produção de frutas diversas, como seriguela, araçá e outros, alguns agricultores receberam certificados por sua colaboração com as atividades do Fundo Social de Solidariedade (FSS). Na presença de muitos familiares, as premiações foram entregues por autoridades. Em sua unanimidade, para os produtores a premiação é um reconhecimento do trabalho diário frente as propriedades, as famílias e funcionários.
“A premiação é a resposta do trabalho da gente no dia a dia. A gente nunca espera ser premiado porque a competição é boa, com a presença de muito produtor bom”, afirmou o produtor e premiado na categoria Figo Roxo, Gilmar Alves Bernardino. Com quatro propriedades em Valinhos e uma em Campinas, o vencedor acredita que o troféu traz também a responsabilidade para a próxima edição 2026 da festa.
A família Lacarini está em sua 4ª geração participando da festa e da competição de melhor fruta. “Fomos premiados na categoria Figo de Exportação. É sempre uma alegria participar deste momentos. Participamos desde a época do meu avô”, adiantou o produtor Matheus Lacarini. Com produção na Estrada da Boiada, entre Valinhos e Vinhedo, ele lembrou que há mais de cem anos a família vive da produção de frutas como figo, uva, goiaba, pêssego e atemoia.
Na categoria Goiaba Vermelha recebeu o troféu o produtor Jorge Kushi. “Não é uma premiação só minha. Também pertence aos meus funcionários”, revelou o produtor que conta com dois trabalhadores e a esposa no manejo da fruta. Com produção no Bairro Macuco e Cosmópolis, ele garantiu que já se prepara para a próxima festa. “O prêmio é um incentivo para fazer melhor no próximo ano”, acrescentou.
O 1º lugar em Uva Niágara Rosada e Branca ficou para o produtor Orivaldo de Jesus. “O produtor sabe que a competição é bastante difícil porque tem muita gente boa plantando. As frutas que vêm são de 1ª qualidade”, analisou Lucas Strabello, da Associação dos Produtores Rurais de Louveira, que recebeu o troféu em nome do produtor. Segundo ele, Louveira é coirmã de Valinhos e os produtores da cidade ficam satisfeitos em participar da Festa do Figo e Expogoiaba.
Protagonismo das frutas
O prefeito Franklin Duarte Lima iniciou seu discurso enaltecendo ambas as culturas formadoras da agricultura valinhense, a italiana e a japonesa. “É uma obrigação tratar com respeito o agricultor e devolver a paz para eles. Retirar o homem da terra é retirar tudo. Não teremos mais a comida na mesa”, concluiu o prefeito.
O prefeito aproveitou para desenhar a próxima Festa do Figo e Expogoiaba. “É preciso fazer uma festa com mais atrações. Vendemos 120 toneladas de frutas este ano e temos que vender mais. É preciso levar a festa aos quatro cantos e mostrar que o mais importante é a festa e o produtor”, garantiu, lembrando que uma das metas é ter um pavilhão novo no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, onde tradicionalmente a festividade.
Além da promessa do pavilhão novo, o prefeito anunciou o funcionamento de mais uma feira livre na cidade. “Com a inauguração do Poupatempo, que permitirá a abertura da Prefeitura aos sábados, em frente ao Paço daqui 30 dias teremos também a maior feira livre funcionando das 8h às 14h aos sábados”, comemorou o prefeito, que reforçou que a cidade terá em quatro anos o desenvolvimento de 20 anos.
Já o vice-prefeito, Luiz Mayr Neto, fez um discurso forte, reconhecendo a luta diária e a importância dos produtores da cidade. “Sem vocês (produtores) não tem festa. O desafio de vocês é manter viva a agricultura. No entanto, resistir não é fácil e vemos as famílias não querendo vender seus sítios. Um novo tempo tem que ter práticas”, assegurou o vice.
Dentro de práticas retomadas, ele citou a verba de R$ 200 mil provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que já deveria estar empregada no saneamento rural desde o ano passado. “A ideia é ter um protótipo no Bairro Reforma Agrária retomado ontem (sexta-feira (1º)”, acrescentou. Outro projeto é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores, que é um incentivo financeiro a proprietários de adotam práticas de preservação de vegetação nativa ao redor de nascente, o que melhora a qualidade e a disponibilidade da água.
O secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, reforçou que a missão da sua Pasta é encontrar o caminho dentro do agronegócio. Através de números mostrou que há uma lacuna que permitirá a continuidade do crescimento da cidade no setor agrícola. Segundo ele, o Brasil produz 60 milhões de toneladas de frutas ao ano. “O consumo atual é de 57 quilos ano per capita e o Plano Nacional de Agricultura acredita que até 2028 possa se chegar a 70 quilos”, explicou o secretário.
Outra lacuna desenvolvimentista apontada é o que, além de Valinhos se manter em 1º lugar na produção de goiaba branca e ser a Capital do Figo Roxo, a cidade tem ainda cerca de 30 variedades de frutas em produção, como banana, manga e outros. Ambas lacunas esbarram no escoamento da produção. “O protagonismo das nossas frutas é o grande desafio”, resumiu.
O presidente da comissão organizadora da Festa do Figo e Expogoiaba, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big, comentou que o evento é “onde estão as frutas, onde está o trabalho do homem do campo, onde está a história da cidade”. Conforme ele, a festa movimentou 220 mil pessoas durante 17 de janeiro a 2 de fevereiro este ano. “A estrela da festa é o produtor”, resumiu o presidente da comissão organizadora.
O diretor da Agricultura, Pedro Pelegrini, baseou seu discurso em agradecimentos. “Agradeço aos produtores pela safra de qualidade, pelas ótimas frutas e tenho certeza que a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba será muito melhor. Agradeço a todos os envolvidos nesta festa pelo esforço”, resumiu. Ele lembrou ainda da participação e empenho das cidades vizinhas Jundiaí e Louveira, que contribuem com frutas em todas as edições da festa.
Já o diretor técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Rodrigo Baccan, também enalteceu o empenho dos produtores. “Que Valinhos continue neste caminho e mostrando seu potencial agrícola, que é um gerador de rendas”, afirmou o diretor técnico. Terminou seu discurso reafirmando o compromisso com a cidade e garantindo que “a Casa da Agricultura terá as portas sempre abertas”.
Em seu discurso, o presidente da Câmara, o vereador Israel Scupenaro, mostrou um Legislativo em consonância com o Executivo. “A Câmara estará sempre aberta para todos”, assegurou o presidente da Câmara, que aproveitou a oportunidade para agradecer os vereadores presentes no evento. O presidente da Câmara também enalteceu a condução da atual administração, garantindo que os trabalhos do Legislativo seguem em harmonia com o Executivo, com aprovação unânime dos projetos.
Estiveram presentes no evento o chefe de gabinete, Emílio Ramalho, o secretariado, os vereadores Rodrigo Fagnani Popó, Henrique Conti, Rafa Marques, Jairo Passos, Alexandre Japa, Edson Secafim, Vagner Alves e um representante do vereador Fábio Damasceno, Sindicato Rural e Associação Agrícola, além da corte da Festa do Figo e Expogoiaba.
Categorias premiadas
Figo Roxo
1º Lugar – Gilmar Alves Bernardino
2º Lugar – Campal Frutas
3º Lugar – Maria Joana Florian,
4º Lugar – Erica Scardua Joaqui
5º Lugar – Edmilson Trombetta
6º Lugar – Alci Roberto Previtali
Figo Roxo Tipo Exportação
1º Lugar – Irmãos Lacarini
2º Lugar – João Pedro Trombeta
3º Lugar – José Geraldo de Souza
4º Lugar – Haroldo Bruno Lacarini
5º Lugar – Campal Frutas
6º Lugar – HMV Exports
Goiaba Vermelha
1º Lugar – Jorge Kushi
2º Lugar – Mario Scabelo
3º Lugar – Aniel da Cunha Scabelo Joaquim
4º Lugar – Anavelin da Cunha Scabelo Joaquim
5º Lugar – Nilvana da Cunha Scabelo
6º Lugar – Cícero Nascimento
Goiaba Branca
1º Lugar – WS Frutas
2º Lugar – Isadora Lima
3º Lugar – Flavia Milanese
Uva Niagara Rosada
1º Lugar – Orivado de Jesus
2º Lugar – Anderson Tomasetto
3º Lugar – Padreco Tomasetto
4º Lugar – Edna Telau
5º Lugar – Inibaldo Pagotto e Irmãos
6º Lugar – Luiz Carlos Pagotto
Uva Niagara Branca
1º Lugar – Orivaldo de Jesus
2º Lugar – Inibaldo Pagotto e Irmãos
3º Lugar – Sebastião Strabello
4º Lugar – Luiz Carlos Pagotto
5º Lugar – Gilberto Lorenzon
Menção Honrosa
Alexandre Braz de Souza
Antônio Fassina (in memoriam)
Ernesto Juliato
Flávia Milanese
Igor D’Anttoma
Irmãos Percechito
isadora Lima
José Carlos Scarassati
Marcelo Fior
Natal Jjosé Scabelo
Odair do Nascimento
Orivaldo Percechito
Sebastião Strabello
Tércio Trombeta
Recebimento de Certificados
Matheus Lacarini
Onivaldo Belone
Vera Luiza Juliato
João de Moraes de Toledo Rufino
Diego Dessunte
Ernesto Juliato
Carlos Faria da Cruz
Edmilson Trombetta
Aparecida Florian
Elinton Teatin
Gabriel Trombetta
José Luiz Bergamo
Daniel Augusto
Tiago Trombetta
Mailson Zuhcatti
Admir de Godoy
Cirilo Pellegrini
Diego Almeida
Rafael Scabello