Incentivo à amamentação nos ambientes de trabalho é um dos focos da campanha deste ano
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizará entre os dias 1º e 7 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães que trabalham”. Profissionais da área percorrerão as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para levar informação e orientar as gestantes e mulheres em fase de puerpério sobre a importância da amamentação para a saúde do bebê, inclusive no que diz respeito à saúde bucal. Haverá entrega de panfletos e agendamento de consulta odontológica.
Neste ano, o foco é informar a sociedade sobre as perspectivas dos pais trabalhadores em relação à amamentação e à paternidade, além de fundamentar a licença-maternidade e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para facilitar a amamentação e envolver as pessoas e organizações. O objetivo é melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no ambiente de trabalho, promovendo também melhores condições que favoreçam o aleitamento materno.
“É uma pauta importante e precisamos falar sobre. Em Valinhos, as servidoras municipais têm direito à licença-maternidade de seis meses e uma hora da jornada de trabalho para amamentar até o bebê completar um ano de idade. Esse suporte vindo do ambiente de trabalho é imprescindível para o desenvolvimento da criança”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, seguido de amamentação continuada até dois anos ou mais, com alimentação complementar adequada a partir dos seis meses.
Os benefícios vão desde a redução da mortalidade infantil e da morbidade, ou seja, de doenças respiratórias, diarreias e otites, até a redução no desenvolvimento de sobrepeso, obesidade e diabetes. Também há evidências de efeitos positivos para a saúde mental da criança.
SAÚDE BUCAL
Outro aspecto ainda pouco falado é que o aleitamento materno traz diversos benefícios também para a saúde bucal do neném, contribuindo ainda para o crescimento dos ossos e dos músculos, levando à harmonia da face, ao correto posicionamento de dentes e língua, além de auxiliar a respiração e a fala. A amamentação auxilia na defesa imunológica global da criança, na redução de risco de cárie e na qualidade dos tecidos dentários, pois o leite materno é fonte de cálcio e outros minerais.
Amamentar também auxilia na prevenção de algumas doenças da mulher, reduzindo as chances de desenvolverem futuramente o câncer de mama, ovário e de útero, além de diabetes tipo 2.
A ação integrada é uma parceria do Departamento de Programas e Projetos e do Departamento de Odontologia da Prefeitura de Valinhos.