03 AGO 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Em apenas seis meses, muralha digital flagra 232 veículos com suspeita de envolvimento em crimes
Número equivale a mais de um caso por dia. Além disso, cinco procurados pela Justiça foram localizados e vários crimes esclarecidos

O Centro de Operações e Inteligência (COI) de Valinhos, inaugurado em janeiro deste ano pela Prefeitura, identificou 232 veículos com suspeita de envolvimento em crimes no primeiro semestre, mais de um por dia.

O sistema captou ao todo a movimentação de 17.237.463 veículos, quase 100 mil diariamente, e foram feitas leitura e consulta das placas instantaneamente. “Quando algum veículo apresentou suspeita de envolvimento em furto, roubo, estelionato ou qualquer outro crime, o alarme tocou imediatamente no COI e nossas equipes, que tiveram o efetivo ampliado em 30%, se mobilizaram nas ruas”, detalhou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva.

Também por meio do monitoramento feito com mais de mil câmeras que fazem parte do Programa Olho Vivo da Prefeitura de Valinhos, a Guarda Civil Municipal (GCM) conseguiu prender cinco pessoas procuradas pela Justiça, inclusive de fora do Estado de São Paulo, como Mato Grosso e Pernambuco.

Foi possível ainda auxiliar na elucidação de diversos crimes, como sequestro relâmpago, vandalismo em escola, furtos no comércio e mais recentemente na identificação do autor do atropelamento que resultou na morte de uma idosa de Valinhos.

“Com o uso das tecnologias mais modernas e eficientes que existem na área de segurança pública, além da inteligência artificial, Valinhos já se consolidou uma referência nacional e não vai parar por aqui. Nosso sistema será ampliado”, anunciou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O parque tecnológico terá mais de 30 câmeras de Leitura de Placas (LPR), principalmente nas entradas e saídas de Valinhos.
Dessa forma, todos os veículos que entrarem no município serão registrados pelas câmeras e as informações serão apresentadas em tempo real aos operadores do sistema.

Somadas aos demais tipos de câmeras, Valinhos já conta com mais de mil equipamentos que permitem o monitoramento das imagens em tempo real ao COI. O número inclui escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e outros prédios públicos de onde as câmeras de alta resolução, incorporadas ainda ao sistema de alarmes nas escolas e aplicativo para acionamento da GCM, permitem ações mais efetivas desta natureza.

Para esse resultado, a atual administração firmou convênios e parcerias com os órgãos públicos, como Ministério da Justiça (Córtex), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Militar e Poder Judiciário com imagens e relatórios necessários para a prevenção de crimes no Município.
Local: Valinhos