17 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Propostas debatidas em conferência ajudarão a reformular Plano de Habitação Social

1ª Conferência Municipal de Habitação de Valinhos reuniu mais de 70 pessoas e contou com palestras e debates

A 1ª Conferência Municipal de Habitação de Valinhos, realizada no último final de semana com o tema: “Revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social”, reuniu 75 pessoas no Teatro Darcy Rossi da Câmara Municipal e no Auditório da Faculdade Anhanguera de Valinhos (FAV).

Os participantes formularam propostas de políticas públicas que, ao final, foram votadas pela plenária para serem encaminhadas ao Conselho Municipal de Habitação. O objetivo é contribuir para a reformulação do Plano Local de Habitação de Interesse Social, para encaminhamento posterior ao Executivo e à Comissão de Sistematização de Revisão do Plano Diretor.

“A conferência deveria ter ocorrido há 15 anos, quando o Conselho Municipal de Habitação foi criado, em 2008, e ter edições bienais, mas somente nesta gestão foi realizado pela primeira vez”, relata a presidente do Conselho Municipal de Habitação, Bruna Pimentel Cilento.

Os grupos “discussão” foram divididos em três subtemas: Assistência Técnica Gratuita em Habitação de Interesse Social (Athis), Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e produção de Habitação de Interesse Social (HIS).

Antes da apresentação das propostas, os participantes assistiram palestras com o Dr. Rodrigo Sanches, promotor e representante do Ministério Público do Estado junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Gaema); Dra. Eleusina Lavor Holanda de Freitas, Arquiteta e Urbanista (Demacap); e, como mediadora dos debates, Dra. Maria Amélia Devitte F. D’Azevedo Leite, Arquiteta e Urbanista e membro da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Valinhos.

O promotor falou sobre a necessidade do estudo conjunto da Revisão do Plano Diretor integrado ao planejamento territorial da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Dessa forma, torna-se possível planejar as áreas de Produção de Habitação de Interesse Social de forma organizada. Dra. Eleusina Freitas explanou sobre a importância de compreender que, “quando produzimos Habitação de Interesse Social, não estamos construindo apenas casas, estamos construindo cidades. Se desejamos produzir qualidade de vida para as famílias de nossa cidade, precisamos pensar na inclusão social”. O evento também teve a presença do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi.