12 ABR 2024
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Vila Santana tem mutirão para inscrições do Castramóvel na 3ª e 4ª feira
Cadastro de pets será na EMEB Carlos Vieira Braga, com horários no período da tarde e noite

A 6ª edição do serviço móvel de castração gratuita de cães e gatos, da Prefeitura de Valinhos, o castramóvel, estará na região do Vila Santana no próximo dia 20. O mutirão para inscrições será nas próximas terça e quarta-feira (16 e 17) na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Carlos Vieira Braga, na Rua Maria Fonseca de Carvalho, nº 75, com entrada pela Rua Domingos Agnello, no Jardim Pinheiros.

No dia 16 as inscrições serão pessoalmente das 14h às 17h, e no dia 17, das 17h às 19h. As inscrições para castração também podem ser feitas no Departamento de Defesa Animal, pelos números de telefone (19) 3829-2197 e (19) 97167-7283 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, ou pelo e-mail cbea.valinhos2020@gmail.com.

Para fazer o cadastro é preciso apresentar a original e fornecer a cópia do RG, CPF e de um comprovante de residência. Também é preciso informar um telefone para contato. O Departamento de Defesa Animal vai confirmar o cadastro e o agendamento via WhatsApp. Por lá também serão dadas as orientações quanto ao jejum e pós-operatório.

Além da cirurgia gratuita, todos os animais castrados pelo programa recebem chip de identificação e a medicação para o tratamento pós-cirúrgico sem custos.

O atendimento do castramóvel será em 20 de abril, das 8 às 17 horas, no Ginásio de Esportes da Rua Arthur Fernandes, nº 268, Jardim São Felipe. Ao todo, o Departamento de Defesa Animal estima castrar 130 animais.

O serviço

O castramóvel é um serviço itinerante que promove a saúde e o bem-estar dos animais, coibindo a procriação indiscriminada de cães e gatos que acabam, em boa parte, abandonados ou negligenciados. Em Valinhos, permitiu zerar a fila pela procura do serviço na cidade, com 993 cirurgias já efetuadas.

A ação já passou pelas regiões do Jardim São Marcos, Parque Portugal, Parque das Figueiras, Jardim do Lago e Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini.

Contratado pela Prefeitura de forma inédita na administração da prefeita de Valinhos, capitã Lucimara Rossi de Godoy, o serviço chegou à cidade por meio de emenda impositiva do vereador César Rocha.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos