Prefeita Capitã Lucimara assinou decreto que institui projeto na rede de ensino
A partir desta quarta-feira (23), a Prefeitura de Valinhos passa a assegurar o direito das mamães de bebês matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s) de amamentarem seus filhos com toda comodidade e conforto dentro de espaços especialmente criados nas creches. A ação inédita no município foi lançada pelas secretarias de Educação e Saúde que, em parceria, incentivam o aleitamento materno nas 10 unidades da rede municipal. A garantia da amamentação no ambiente escolar dos bebês também passa a vigorar por meio do decreto nº 11.746, assinado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, que institui o programa de Aleitamento Materno ‘Amor que Alimenta’.
O leite materno chegará aos Cemei’s de duas maneiras: permitindo que a mãe amamente seu filho na própria unidade escolar, em uma sala com poltrona e todo conforto necessário, ou por meio do envio de leite congelado, que ficará armazenado no lactário já existente nas creches.
A Secretaria da Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, também elaborou uma cartilha de orientações para a oferta do leite materno nas unidades. O conteúdo destaca desde as vantagens do aleitamento materno, passando por como as unidades educacionais poderão na prática garantir esse direito às mães e bebês/crianças e sobre o espaço adequado para amamentação, até as orientações para o recebimento e armazenamento do leite nas creches.
No lançamento do programa, realizado no auditório no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na presença de diretores e coordenadores das creches, auxiliares de desenvolvimento infantil, pediatras e outros servidores que atuam na rede pública de saúde, a prefeita Capitã Lucimara Godoy agradeceu a todos os colaboradores empenhados em colocar em prática a ação e destacou o quanto a alimentação escolar dos alunos matriculados na rede, dos bebês até os adolescentes, tem sido levada a sério e com prioridade em seu governo.
“Não poderíamos deixar de aproveitar as comemorações no mês Agosto Dourado, que já está quase terminando, para lançar e salientar aqui no evento esse grande programa de incentivo ao aleitamento materno que é o Amor que Alimenta. Sabemos que ainda há muito mais a fazer e hoje damos mais um passo adiante na entrega de ações concretas à nossa população. Com o novo programa, as mães têm garantido espaços acolhedores para amamentar seus filhos a qualquer período do dia que puderem ir às creches e terem esse importante momento e vínculo com os bebês”, destacou.
A prefeita ainda destacou que a iniciativa faz parte de uma série de melhorias já promovidas para garantir alimentação de qualidade aos alunos. “Nossas creches foram preparadas para armazenar e servir esse leite de maneira apropriada nos lactários. Essa preocupação, esse incentivo e esse cuidado com a saúde das nossas crianças não termina no aleitamento. A merenda servida hoje em nossa rede municipal é de fazer inveja a qualquer lugar no mundo. Comida fresca, de verdade, variada. Carne, legumes, verduras, frutas. Além disso, o número de refeições também aumentou: os pequenininhos agora comem cinco vezes por dia, com o horário estendido das creches. Os maiores ganharam mais dois lanches, um antes e um depois da refeição principal”, falou.
“Saibam que a Secretaria de Educação, com o apoio da Saúde, não medirá esforços para a manutenção desse programa de amamentação no município. Tanto é que a nossa prefeita propôs uma legislação específica com a assinatura do decreto que vai garantir a permanência dessa política pública tão necessária e importante de incentivo a amamentação das crianças no ambiente das creches”, disse o secretário de Educação, William Leite da Silva.
Ainda estiveram presentes a chefe de gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim, os diretores de departamento Luciani Dantas (Alimentação Escolar), José Cilas Gomes Pereira (Programas e Projetos - Saúde) e Silvio Romero de Paula Silva (Atenção Básica – Saúde), além da pediatra da rede Roseli Tizzei Tagliolatto, que atua em saúde escolar e como coordenadora de apoio à pediatria.
Os participantes do lançamento do programa assistiram também a palestras com especialistas na área de amamentação, sendo a pediatra Claudia Sampaio, idealizadora do projeto Banco de Leite de Campinas, e a consultora em amamentação Fernanda Facundes.