28 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Programa inédito de castração móvel leva procedimento gratuito a 190 pets no 1º final de semana
A moradora Luana Santos Silva participou do programa do castramóvel.
Castramóvel, ônibus adaptado para cirurgias, voltará em setembro, outubro e novembro para atender mais animais nas próximas etapas

A Prefeitura de Valinhos, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, realizou no último final de semana a primeira etapa do programa de castração gratuita por Castramóvel, no Parque das Figueiras. Em dois dias, 190 cães e gatos passaram pelo procedimento sem intercorrências. O objetivo da ação inédita é zerar a demanda e promover a saúde e bem-estar dos animais.

Realizadas dentro de um ônibus equipado, as castrações integraram a força-tarefa de serviços do programa “Valinhos em Ação” realizado neste mês na região do Bom Retiro. O veículo ficou estacionado no pátio da igreja da Comunidade Nossa das Senhora das Graças, que ofereceu o espaço para acomodar melhor os moradores e seus pets enquanto aguardavam pelo procedimento no final de semana com baixa temperatura e chuvoso.

Além das cirurgias gratuitas, previamente agendadas pela Prefeitura, os tutores puderam contar com toda a medicação sem custo para o tratamento pós-cirúrgico de seus peludinhos, que ainda receberam microchips para facilitar a identificação em caso de fuga ou abandono dos animais. O fácil acesso, agilidade e a gratuidade do serviço foram elogiados.

A família da Carolina Ferreira Baliane, tem 14 cães, todos sem castrar. “Conseguimos adoção para os filhotes e agora aderimos ao programa para conseguir castrar todos os nossos pets e evitar novas procriações, pensando também na saúde deles. Essa campanha é muito importante e veio para beneficiar porque os custos seriam muito elevados pra gente”. Outra moradora, Daniela Mamprim, levou seus três animais para o atendimento. “Resgatei esses animais da rua e a cirurgia gratuita vai ajudar muito. É um programa maravilhoso e chegou em boa hora, pois vai diminuir os animais nas ruas da cidade também”, falou.

De acordo com o Departamento de Bem-Estar Animal, essa é a primeira vez que o serviço móvel de castração, contratado pela Prefeitura de Valinhos, funciona de forma itinerante, desde que chegou à cidade por meio de emenda impositiva do vereador César Rocha. Além do Castramóvel, o serviço gratuito já é realizado pela Prefeitura, no decorrer do ano, em clínica veterinária contratada. As próximas etapas do programa serão programadas para setembro, outubro e novembro para atender mais animais.

Segundo a diretora Perla Gonçalves Couto, do Departamento do Bem-Estar Animal, além dos 190 procedimentos a equipe realizou inscrições para as próximas etapas do mutirão, que serão programadas para setembro, outubro e novembro e já adiantou todas as orientações aos tutores. Informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3829-2197.
Local: Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024