Vistorias nas residências e treinamento de profissionais da saúde estão entre as ações
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, intensificou as ações de prevenção de acidentes com escorpião na Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo, realizada de 28 de agosto a 1º de setembro. Agentes da Vigilância em Zoonoses estão vistoriando residências e conscientizando os moradores sobre os cuidados e como realizar o socorro rápido.
“Durante o ano todo colocamos estandes de conscientização sobre animais peçonhentos e arboviroses em vários pontos da cidade, escolas e empresas. Agora, além de mobilizar a sociedade, também atualizaremos os protocolos de atendimento nos serviços de saúde para garantir que o paciente seja socorrido com rapidez e eficácia”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.
Na próxima segunda-feira (4), os agentes de endemias e técnicos da Zoonoses passarão por treinamento de ocorrências e captura dos escorpiões. Na quarta-feira (6) será a vez dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) receberem atualizações.
A pasta alerta que é necessário ter atenção com lugares escuros, pois os escorpiões possuem hábitos noturnos e se escondem em frestas, rachaduras, buracos, troncos, móveis, sapatos, roupas, entre outros.
Sintomas e atendimento
Ao ser picada, a pessoa deve limpar o local com água e sabão, aplicar compressa morna e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Se possível, apresentar foto do escorpião pode auxiliar no tratamento. O paciente então é encaminhado para receber o soro específico no Centro de Controle de Intoxicações (CCI) do Hospital das Clínicas da Unicamp, referência para Valinhos.
A dor local é um sintoma que aparece logo após a picada, seguida de ofegância, batimentos cardíacos aumentados, formigamento, aumento da temperatura, inchaço leve, vermelhidão, arrepio dos pelos e suor. Podem ocorrer também vômitos, sonolência, tremores e produção excessiva de saliva.
Prevenção
A forma mais adequada de evitar o aparecimento de escorpiões nas residências é vedar ralos de chão e pias, além de frestas e vãos de portas e janelas que permitam a entrada desses animais, que normalmente vem das galerias de água e esgoto. É importante também verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los, além de manter limpos todos os ambientes propícios para o escorpião.
A Secretaria da Saúde orienta evitar o acúmulo de detritos e entulhos no terreno e quintais, principalmente aqueles que possam atrair baratas e servir de abrigo para o animal. Outra ação da Prefeitura que previne o aparecimento de escorpiões é o Cata-Bagulho, que busca coibir o descarte irregular de móveis, sucatas, eletrônicos volumosos e outros materiais que frequentemente são abandonados em locais públicos.
Valinhos possui dois ecopontos para a destinação correta destes materiais. O Ecoponto 1 (Ortizes) fica na Rua João Bissoto Filho, n⁰ 2.245, ao lado do Recanto dos Velhinhos. Já o Ecoponto 2 (Santa Gertrudes) fica na Rua Antônio Cremasco, altura do n⁰ 165, bairro Santa Gertrudes. O horário de funcionamento nos dois locais é de segunda a sábado, das 7h40 às 16h.