20 SET 2023
Inclusão digital: Centro do Idoso de Valinhos ganha Laboratório de Informática
Corte da fita inaugural da sala do projeto "Conectando com o Mundo"

1ª fase do “Conectando com o Mundo” terá participação de 80 idosos

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio ganhou nesta quarta-feira (20) uma sala exclusiva para o desenvolvimento do projeto de inclusão digital “Conectando com o Mundo”. Realizada em parceria entre a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, e a multinacional Jabil, a iniciativa beneficiará na primeira fase 80 idosos. Divididos em oito turmas, eles participarão até o final do ano das aulas de informática.

Instalada no bairro Macuco, a empresa do ramo eletrônico doou à Prefeitura 16 computadores - 10 para o novo laboratório de informática e seis para a futura Biblioteca do CCI, onde os idosos poderão usá-los gratuitamente, aplicando o conhecimento adquirido durante as aulas.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy enfatizou que o desejo de aprender faz toda a diferença e ter aulas de informática era um desejo de muitos anos dos idosos. “Por isso, estou muito feliz em entregar para vocês essa sala que vai ao encontro do nosso trabalho de transformar Valinhos em uma cidade digital e conectada com todos os cidadãos. A cada dia avançamos mais com a linguagem digital, que é a nova linguagem do mundo e agora é a vez de vocês”, comemorou a prefeita que, na sequência, foi parabenizada pela vereadora Simone Belini pelo olhar sensível em relação às demandas da Melhor Idade.

O gerente da Jabil, José Heglaudson, relatou que a parceria com a Prefeitura nasceu do desejo da empresa de retribuir todo o acolhimento que teve em Valinhos. “A sede da Jabil, em Belo Horizonte, desenvolve o projeto Conectando com o Mundo para crianças e jovens. Mas, aqui em Valinhos, depois que conheci o Centro do Idoso, me apaixonei pelo trabalho realizado e quis trazer o projeto para aqueles que muita história e testemunho têm para contar”, comentou.

A secretária de Assistência Social, Flávia Montagnero, complementou que é justamente pensando em destacar a importância da vivência que os idosos trazem para sociedade que a sala foi decorada com frases motivacionais, como: “É a chance de ter histórias para contar” e “Não se esqueça de ser feliz durante a jornada”.

Já o secretário de Tecnologia e Qualidade, Fábio de Medeiros, afirmou que os idosos são exemplo que é possível conectar o mundo com a nova linguagem digital.

As aulas do “Conectando com o Mundo” serão em quatro dias da semana e em horários diferenciados nos períodos matutino e vespertino. “Já estamos com lista de espera. E as próximas turmas deverão ter aulas a partir do ano que vem, pois a duração do curso é de quatro meses”, explicou Flávia, ao complementar que os idosos receberam na inauguração kits para auxiliar nas futuras aulas.

Estiveram presentes a chefe de gabinete, Claudineia Serafim, e o secretário de Governo, Crilanio Lopes.

Turmas
As turmas contarão com idosos entre 60 e 76 anos. Segundo a supervisora do CCI, Marisa Mathias, as aulas serão realizadas às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, entre as 8h e 11h30 e entre às 13h e 16h30.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do CCI (19) 3869-2013 ou pelo WhatsApp (19) 3829-1337.