21 SET 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Final de semana terá castramóvel com mais 240 animais atendidos na 2ª fase do “Valinhos em Ação”
Foto Noticia Principal Grande
A moradora Carolina Ferreira Baliane levou seus pets ao serviço de castração móvel em agosto.
Além da cirurgia gratuita, animais são chipados e os tutores levam a medicação para o tratamento pós-cirúrgico sem custos para casa

A segunda fase do “Valinhos em Ação”, que neste mês é promovido na região do Jardim do Lago, contará neste final semana, nos dias 23 e 24, com uma nova etapa do programa Castramóvel, da Prefeitura. Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, serão castrados mais 240 animais, entre cães e gatos, na ação inédita que tem como objetivo aumentar em 150% o número de castrações e zerar a fila de espera. O Castramóvel, um ônibus itinerante  e equipado com centro cirúrgico, ficará estacionado na Praça do Jardim do Lago, na Avenida Dois, em frente ao campo de areia, e atenderá os animais que foram previamente cadastrados.

O atendimento móvel estreou no serviço público municipal em agosto, quando 190 animais já passaram pelo procedimento, na região do Parque das Figueiras, na primeira fase do “Valinhos em Ação”, cujo programa da Prefeitura leva simultaneamente nos bairros diversos serviços e melhorias. Nesta segunda fase a procura pelo mutirão de castrações foi ainda maior, com o preenchimento rápido de todas as 240 vagas.

“Penso que a alta procura seja tanto em razão de uma maior conscientização que as pessoas têm hoje sobre a importância e benefícios que a castração traz para os pets, como pela facilidade que o Castramóvel proporciona, pois além de ser realizado aos finais de semana e próximo às residências de boa parte dos tutores, o fato de ser gratuito também estimula a procura. Temos casos de tutores que levaram 10 e até 20 animais, sem dúvida seria inviável a castração em clínica particular”, destaca a diretora do Departamento de Bem-Estar Animal, Perla Gonçalves Couto.

Além das cirurgias gratuitas dentro do ônibus do Castramóvel, previamente agendadas pela Prefeitura, os tutores contam com toda a medicação sem custo para o tratamento pós-cirúrgico de seus peludinhos, que ainda recebem microchips para facilitar a identificação em caso de fuga ou abandono dos animais.

A diretora também destaca que o objetivo é promover a saúde e o bem-estar dos animais e diminuir a procriação indiscriminada de cães e gatos que acabam, em sua maioria, abandonados, e que o cadastro para as próximas etapas do programa Castramóvel, em outubro e novembro, pode ser feito presencialmente na sede do Departamento, por moradores de todas as regiões da cidade.

A sede do Bem-Estar Animal fica na Alameda das Mangueiras, nº 823, no Parque Valinhos. Para fazer o cadastro, os tutores devem levar o RG e um comprovante de residência no município em seu próprio nome das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-2197 ou pelo e-mail cbea.valinhos2020@gmail.com

O serviço móvel de castração, contratado pela Prefeitura, chegou à cidade por meio de emenda impositiva do vereador César Rocha.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos