26 SET 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Mais de 400 animais já foram atendidos pelo Castramóvel e inscrições estão abertas
Foto Noticia Principal Grande
O casal Maiara e Edilson Cardoso da Silva levou a cachorrinha Cristal para a castração no domingo (24).
Prefeitura realiza o cadastro para os próximos mutirões do serviço itinerante, onde cães e gatos também são chipados

O programa móvel de castração gratuita de cães e gatos, lançado em agosto pela Prefeitura de Valinhos, já atendeu 420 animais e as inscrições estão abertas na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente para os próximos mutirões.

Os tutores devem se dirigir à Alameda das Mangueiras, nº 823, no Parque Valinhos, das 8h às 16h. É preciso levar RG e um comprovante de residência no município em seu próprio nome. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-2197 ou pelo e-mail: cbea.valinhos2020@gmail.com

No último final de semana, nos dias 23 e 24, o serviço itinerante foi realizado no Jardim do Lago, região da segunda fase do Programa Valinhos em Ação. Em dois dias, 230 animais passaram pela cirurgia. Em agosto, no Parque das Figueiras, outros 190 cães e gatos já foram castrados.

A moradora do bairro Macuco, Lucimar Aparecida Pereira, fez o cadastro para a castração de 4 felinos e 2 cães, animais de uma família que não teria condições financeiras de arcar com as despesas. “A tutora deles faleceu e resolvemos ajudar a família trazendo todos para a castração, pois em breve serão colocados para adoção. Esse serviço chegou em boa hora e ajuda quem não pode pagar”, contou.

“Esse serviço itinerante inédito promove a saúde e o bem-estar dos animais, coibindo a procriação indiscriminada de cães e gatos que acabam, em boa parte, abandonados ou negligenciados. A ideia é também conscientizar a população sobre os benefícios. Já observamos aumento na procura pela cirurgia, que já é oferecida gratuitamente no decorrer do ano em clínica contratada pela Prefeitura”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi.

Ana Carolina de Lima, do bairro São Bento, também levou sua cachorrinha, a Serena, para castrar. “Adotamos a Serena há 2 anos ainda bebê e agora, com esse serviço gratuito e móvel, não perdemos a oportunidade”, disse.

O casal Juliana e Paulo Oliveira, morador do Parque Florence, também levou os 2 cães, os irmãos Lion e Chico para a cirurgia. “Eles têm 7 anos e são bem agitados, tentavam sempre escapar para 'namorar' na rua e tivemos a recomendação dos benefícios da castração. Aproveitamos essa grande oportunidade para castrar ambos ao mesmo tempo”, destacaram.

O serviço móvel de castração, contratado pela Prefeitura, chegou à cidade por meio de emenda impositiva do vereador César Rocha.
Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024