27 SET 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
“Setembro Amarelo”: riscos sobre automedicação são abordados em rodas de conversa

Ação da Secretaria de Assistência Social reuniu grupos de mulheres nesta terça e quarta-feira

Para marcar o “Setembro Amarelo”, mês de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM), promoveu duas rodas de conversa para alertar sobre automedicação.

Na terça-feira (26), o grupo da Associação do Clube de Mães participou da atividade no Centro Comunitário do Bom Retiro. Nesta quarta-feira (27), o encontro foi no Centro de Artesanato (CEAR), na região central.

O objetivo das duas rodas de conversa conduzidas pela farmacêutica-bioquímica da Secretaria da Saúde, Sílvia Helena Zorzetto, foi conscientizar as mulheres sobre os riscos da automedicação. Ela destacou a importância de guardar medicamentos em lugares seguros, coibindo o fácil acesso para outros integrantes da família, pois o uso incorreto pode acarretar agravamento de doenças e até esconder determinados sintomas.

A secretária de Assistência Social, Flávia Montagnero, ressaltou que a Coordenadoria tem como objetivo combater a violência doméstica e a automedicação também pode estar associada a problemas vivenciados por mulheres e aos quadros de depressão. Neste sentido, a a responsável pela Coordenadoria, Marilene Santos, comentou que as rodas de conversa foram produtivas com destaque para o engajamento das participantes.

A coordenadora do grupo de mulheres do Bom Retiro, Gorete Sartori, destacou a importância do tema. “Foram esclarecidas várias dúvidas sobre os tipos de medicamentos, inclusive os genéricos. Fomos alertadas de que é importante não usar a medicação de outra pessoa, pois a prática pode causar alergia e intoxicação”, exemplificou.