04 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Prefeitura divulga filhotes de cães para adoção responsável
O filhote caramelo Claiton tem 4 meses.
Há também dezenas de peludinhos adultos assistidos pelo Departamento de Defesa Animal aguardando por um lar

Eles têm saúde, alegria, nomes e são dóceis, mas ainda não têm um lar para morar e suas próprias famílias. As duplas de irmãozinhos filhotes, Felipe e Mateus (3 meses) e Pedro e Clayton (4 meses), filhinhos de mães distintas, viram seus outros irmãos serem adotados e ficaram para atrás. Vivem no abrigo da Prefeitura localizado junto ao Departamento de Defesa Animal, desde que nasceram e estão disponíveis para adoção responsável.

Além dessas quatro fofuras, há vários outros peludinhos a espera de adoção que foram assumidos pelo Departamento quando encontravam-se em situações de maus-tratos ou abandonados nas ruas em condições de saúde precárias. São cães adultos, além de felinos de várias idades, inclusive filhotinhos e cachorras gestantes.

É o caso das mães desses cães filhotes. Sol. Ela resgatada em um dia frio e chuvoso, sem abrigo, prenha de 7 filhotinhos e mãe de Felipe e Mateus; e Mel que é mãezinha de 9 bebês, incluindo o Claiton e o Pedro. Ela enfrentou uma gravidez de risco e passou por uma cesariana de emergência. Ambas, depois do período de maternidade e amamentação, foram castradas e também estão disponíveis para adoção.

De acordo com Alessandra Fontanesi, que integra a equipe do Bem-Estar, quanto mais o tempo passa, mais fica distante o sonho dos animais atendidos no abrigo serem adotados. “Por isso temos urgência de garantir adoções para esses quatro bebês. Convidamos as pessoas interessadas em adoção de pets para virem até aqui conhecer nosso espaço e escolher um de nossos peludinhos. Temos cerca de 26 cães de várias idades e características e 17 felinos, entre eles adolescentes e até mesmo uma mãezinha que está amamentando 7 gatinhos bebezinhos que chegaram pra gente ainda com o cordão umbilical”, conta.

De acordo com a diretora do Departamento, Perla Gonçalves Couto, os animais estão todos em boas condições de saúde. “Os adultos já estão castrados. Os cães e gatos são vacinados, vermifugados e medicados contra pulgas e carrapatos. A adoção, além de garantir a todos uma vida mais completa e feliz, no aconchego de um lar junto às novas famílias, é vista como prioridade para que possamos inclusive abrir novas vagas emergenciais de acolhimento a animais negligenciados, vítimas de maus-tratos”, destaca.

Os interessados na adoção dos pets passarão por uma triagem e entrevista no local. O Departamento de Defesa Animal, onde fica a sede do Bem-Estar em Valinhos, está localizado na Alameda das Mangueiras, nº 823, no Parque Valinhos. O horário de atendimento é das 8h às 16h. Os agendamentos para visita aos animais pode ser feito pelo telefone 3829-2197 ou e-mail: cbea.valinhos2020@gmail.com.

Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos