27 OUT 2023
Mais de 150 alunos da rede municipal se formam em curso inédito de robótica
Foto Noticia Principal Grande
Alunas da EMEB Jerônimo Alves Corrêa aprendem os conceitos da robótica em aula prática.
Aulas gratuitas foram oferecidas em duas escolas em parceria entre a Prefeitura de Valinhos e o Sesi

Os 153 alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) Cecília Meirelles, do Jardim Novo Mundo, e Jerônymo Alves Corrêa, do Jardim do Lago, que participaram do 1º módulo do Curso de Robótica receberam os certificados de conclusão nesta semana. Inédita e gratuita, a iniciativa foi promovida em parceria entre a Prefeitura de Valinhos e o Sesi.

O objetivo do programa “Robótica na Escola” é ampliar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos nas competências de pensamento científico, crítico e criativo; ensino computacional; resolução de situação-problema e trabalho em equipe.

Com aulas práticas, duas vezes por semana no contraturno, os estudantes receberam ainda apoio de material didático on-line, por acesso à plataforma MakeCode, além de apresentação de slides e utilização de placa processadora Micro:bit com sensores, botões de acionamento e matriz de led’s integrados. O conteúdo incluiu iniciação em programação, automação e princípios da robótica.

O curso, com carga horária de 40 horas e voltado a alunos entre 8 e 11 anos (kids) e de 12 a 15 anos (teens) contou com a participação de 67 alunos da EMEB Cecília Meireles, sendo 25 na turma Kids e 42 na Teens. Da EMEB Jerônymo Alves Corrêa se formaram 86 estudantes, entre eles 46 alunos da Kids e 40 da Teens.

O secretário da Educação, William Leite da Silva, destaca que as aulas de robótica na rede municipal contribuíram para o desenvolvimento dos estudantes. “A robótica é uma área que combina ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e nosso compromisso com a educação se reflete na inclusão desse programa inovador. Estamos colhendo os frutos desse esforço conjunto”, ressalta.

Nas cerimônias de formatura, que aconteceram nos dias 24 e 25, estavam presentes o diretor do Centro de Atividades do Sesi, André Martins; a diretora escolar do SESI Valinhos, Marta Leardini; a diretora do Departamento Pedagógico da Prefeitura de Valinhos, Elisângela Barreto; o coordenador de Informatização Escolar, César Gomes; o diretor e a vice-diretora da EMEB Cecília Meireles, Eric Rodrigues e Izabel Ferreira; a vice-diretora da EMEB Jerônymo Alves, Patrícia Amorim; os coordenadores Ana Perruci, Bruno Silva, Marli Araújo e Mariana Yuki; e a orientadora de Educação Digital, Laurie Gonçalves Lopes.

“Os alunos que se formaram neste curso estão dando um passo rumo ao futuro. O pensamento computacional, a robótica e a inteligência artificial é uma realidade na sociedade. A escola tem o compromisso de preparar o aluno para a vida, portanto a rede municipal está em sintonia com oque há de mais avançado no mundo moderno”, diz o coordenador de Informatização Escolar, César Gomes.

Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos